Vergonha no Pavilhão da Humilhação em Barra de São Francisco

1004

4Uma cena que nenhum francisquense gostaria de ver, mas é a pura realidade em uma cidade que tem o título de Capital Estadual do Granito. De que adianta tanta riqueza, se a população clama por saúde?

Essa cena chocou muitas pessoas nesta sexta-feira, 29 de julho de 2016, registrada no Pavilhão da Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, chamado agora de Pavilhão da Humilhação.

A fila é de pessoas que estão ali na tentativa de conseguir exames e/ou consultas. Um atendimento médico, que é uma necessidade básica, mas que tem esse grau de dificuldade. Realidade de todo o Brasil, mas que, quando acontece em uma cidade onde todos dizem que está tudo bem, é de se estranhar. Algo não está tão bem como andam dizendo.

Segundo relato de pessoas que estavam na fila, alguns passaram a noite toda ali, pois não conseguem sequer marcar uma consulta. Muitos buscam um atendimento médico para os filhos menores.

No mês de junho, o vereador Valézio Armani, acompanhado de agentes do Ministério Público, flagraram um indício de esquema de marcação de consultas e exames no pavilhão. Segundo a denúncia, o atendimento é facilitado para vereadores e pré-candidatos.

Dessa maneira, apenas quem recorre aos intermediadores é que tem acesso ao que na verdade é direito de todos.

As fotos foram tiradas por pessoas que estavam na fila e enviadas para a imprensa, pois segundo eles, já tentaram de tudo, mas sem sucesso. “Estamos apelando. Essa é a cidade que amamos, mas está difícil viver aqui, infelizmente. Uma cidade rica, não poderia estar assim, sinto muito, sinto muito mesmo por tudo isso“, comentou.

A assessoria da prefeitura ainda não divulgou nota sobre o ocorrido no pavilhão. O secretário municipal e o prefeito Luciano Pereira também não comentaram a situação.

Por: Tiago da Silva Martins