
Inúmeros são os transtornos causados pela paralisação das obras de ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do distrito de Joassuba, Imburana, Santa Terezinha e do bairro Divino Espírito Santo, em Ecoporanga, especialmente para os moradores da região que necessitam de atendimento na área da saúde.
Visando acompanhar o andamento deste, e de outros projetos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Robério Pinheiro, juntamente com a secretária Municipal de Saúde, Lucia Kaiser, estiveram reunidos com o representante do Ministério da Saúde, Bartolomeu Martins Lima, para articular a liberação dos repasses pendentes que impedem a conclusão das obras e tentar viabilizar novos recursos para o município.
Segundo Robério, as obras de ampliação das UBS iniciaram em 2014, pelo programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde, e não foram concluídas por falta de recursos financeiros. “Equipamento público de suma importância para atender à comunidade ecoporanguense, está paralisado a vários anos”, disse o vereador.
PROGRAMA REQUALIFICA UBS
O programa tem como objetivo criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de Unidades Básicas de Saúde, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Envolve também ações que visam à informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde desenvolvida pelos profissionais da equipe.