Vacina contra febre amarela deve chegar ao interior na sexta-feira

1058
Imagem Ilustrativa

As 350 mil doses de vacina contra a febre amarela, enviadas pelo Ministério da Saúde, só devem chegar ao Espírito Santo amanhã, em Vitória. Depois, elas serão entregues a três Regionais de Saúde do Estado, em Colatina, São Mateus e Cachoeiro, e só então os municípios poderão buscá-las. A expectativa é de que cheguem nas 23 cidades do interior, principalmente que estão na divisa com Minas Gerais, na sexta-feira.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que outras 15 mil doses foram pedidas ao ministério para abastecer os postos dos demais municípios e garantir o atendimento aos turistas que vêm ao Estado, mas ainda não há confirmação de que as vacinas extras serão enviadas. Atualmente, a Sesa recebe 5 mil doses, por mês, do Ministério da Saúde.

Apesar da previsão da Sesa de que as doses cheguem nos 23 municípios que estão na divisa com Minas na sexta, no interior, as prefeituras informaram que a situação ainda é de indefinição para reiniciar a vacinação contra a febre amarela. Algumas cidades têm a expectativa de que as doses comecem a ser distribuídas até o final desta semana, já em outras, acredita-se que a imunização acontecerá somente na próxima semana.

Sem pânico

Apesar da preocupação, infectologistas dizem que não há motivo para correr para as vacinas, já que o Estado não está em situação de risco. “Não há razão para pânico. Não tem que sair se vacinando”, alerta Lauro Ferreira Pinto, infectologista.

“A primeira pergunta que tem que ser feita é: ‘Tem que ser vacinada?’. Não há febre silvestre nem urbana no Sudeste desde a década de 1940”, completa o infectologista Aloísio Falqueto.

23 cidades que devem receber vacina nesta quarta-feira

Água Doce do Norte

Alto Rio Novo

Baixo Guandu

Barra de São Francisco

Brejetuba

Divino São Lourenço

Dores do Rio Preto

Guaçuí

Ibatiba

Ibitirama

Irupi

Iúna

Laranja da Terra

Mantenópolis

Montanha

Mucurici

Pancas

Afonso Cláudio

Ecoporanga

Colatina

Itaguaçu

Governador Lindenberg

Conceição do Castelo