O que parecia ficar apenas nos sonhos dos francisquenses e moradores da região que enfrentam longas viagens para realizar tratamento de hemodiálise, agora se tornará realidade.
Programada para ter sua inauguração no dia 02 de julho, próximo sábado, a Clínica Med.Alise atenderá os pacientes do município e região. O evento é esperado por todos e terá a presença garantida do prefeito Enivaldo dos Anjos, do Governador Renato Casagrande e demais autoridades do Estado.
Neste sábado, 25 de junho, o prefeito Enivaldo dos Anjos esteve acompanhando e participando dos últimos detalhes para que o atendimento pudesse ser iniciado na data programada.
Somente em Barra de São Francisco, há cerca de 40 pacientes que não mais precisarão enfrentar o perigo das estradas para realizarem o seu tratamento. “O meu sofrimento finalmente vai diminuir. Não tenho palavras para descrever o meu sentimento de gratidão”. A afirmação emocionada foi feita por uma moradora do município que esteve na reunião desta semana, na sede da clínica. Ela descreveu que há cinco anos necessita fazer hemodiálise três vezes por semana. Até então, ela fazia o tratamento em Colatina. “Saía de casa cedinho e só voltava à noitinha. Além das horas que passamos na máquina, sofremos com o trânsito parado e não temos descanso. Agora isso vai mudar”, desabafa.
Hemodiálise
O tratamento é necessário para pacientes com doença renal em estágio avançado que precisam de diálise contínua ou de um transplante de rim para sobreviver. A hemodiálise consiste no bombeamento do sangue através de uma máquina e um dialisador para remover as toxinas do organismo. O sangue é limpo na máquina e devolvido ao corpo. Todo processo dura cerca de 4 horas e deve ser feito, em média, três vezes por semana.