Três casos de meningite são confirmados em Colatina

606

Entre os meses de janeiro e fevereiro foram notificados cinco casos de meningite em crianças no município de Colatina, Região Noroeste do Estado. De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde de Colatina, Valdirene Faustina de Oliveira de Luna, das cinco notificações, três casos foram confirmados.

No entanto, segundo a superintendente, não há motivo para preocupação. “Não há um surto na cidade. Neste mês de março, não foi notificado nenhum caso da doença”, disse.

A coordenadora de imunizações de Colatina Deisieli Fornaciari informou que o SUS oferece a vacina contra um tipo de meningite. “Temos as vacinas disponíveis nas Unidades de Saúde. As doses fazem parte do calendário de vacinação da criança no Programa Nacional de Imunização. Os pais precisam ficar atentos ao cartão de vacinação dos filhos para que as vacinas estejam em dia”, disse.

A primeira dose, de acordo com a coordenadora é quando a criança completar 2 meses. A segunda com 5 meses e o reforço, com 1 ano de idade. A partir deste ano, adolescentes de 12 e 13 anos também devem tomar a dose considerada de reforço.