Tarifa de ônibus aumenta quase 30% e revolta moradores de São Gabriel da Palha

1107

40O prefeito Henrique Vargas (PRP/ES), autorizou um aumento de quase 30% no valor da tarifa de transporte urbano, que passou de R$ 1,50 para R$ 1,90 e já está em vigor. Os usuários do transporte estão considerando o aumento abusivo e ilegal.

Nossa reportagem foi informada ainda que a empresa explora ilegalmente o transporte municipal, porque nunca houve por parte do munícipio a concessão do transporte, mediante procedimento licitatório, regulado pela Lei 8.666/93, que autoriza ao particular a possibilidade de explorar legalmente o serviço.

Os requisitos do serviço público são vários, entre eles destacamos o da modicidade, que exige tarifas razoáveis e não abusivas aos usuários. Os usuários do transporte municipal afirmam que foram desrespeitados, com a inesperada decisão do prefeito em conceder esse aumento abusivo para a empresa que explora o serviço no município.

“Nada justifica esse aumento absurdo, não vemos melhoria alguma no sistema de transporte, não houve aumento de quase 30% no óleo diesel, e os trabalhadores da empresa são explorados, acumulando dupla função, de motorista e cobrador, colocando a vida dos passageiros em risco”, disse Fernando Lopes, usuário do transporte.

“Vamos levar esse aumento absurdo ao conhecimento do promotor para tomar providências. Fica aqui a minha indignação e posso dizer claramente que todos os gabrielenses têm vergonha do que se tornou a administração da nossa querida cidade”, disse Maria Silva.

O aumente também não foi autorizado pelos vereadores, foi uma autorização única e exclusiva do prefeito municipal Henrique Vargas (PRP/ES), o que, na opinião de alguns vereadores, o tornai ainda mais ilegal, pois não foi discutido sequer com o Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, que deveria existir e tão pouco com o povo, sendo benéfico somente para a empresa que explora o serviço ilegalmente.

“Não vamos aceitar esse aumento absurdo. O prefeito, como gosta de usar seu facebook, deveria ter dado publicidade a essa façanha dele e da falta de respeito com o povo. Vamos promover protestos. Cadê os vereadores que nada fazem para nos ajudar?”, disse Juliana Ribeiro.

“Esse aumento absurdo aconteceu porque o prefeito é muito amigo do dono da empresa. O óleo diesel não subiu quase 30%, isso é uma vergonha. Não fazem nada para ajudar o povo. Olha a crise que estamos passando, isso que foi feito só veio para piorar as coisas”, disse Marcelo Pereira.

Conforme nossa reportagem constatou, esse aumento autorizado pelo prefeito causou revolta na população gabrielense, onde afirmam que já basta os aumentos na conta de luz e a inflação, medicamentos e alimentos, autorizados pela presidente Dilma Rousseff e agora surge o aumento exorbitante na passagem, autorizado pelo prefeito Henrique Vargas.