Só idosos vão poder votar das 7h às 10h?

367

Uma das principais mudanças nas eleições municipais deste ano, que acontecem no próximo domingo (15), é o horário da votação. Os colégios eleitorais vão abrir os portões às 7 horas, uma hora mais cedo do que nos pleitos anteriores para evitar aglomeração na pandemia do novo coronavírus. A votação termina às 17 horas.

Além disso, as três primeiras horas de votação são destinadas preferencialmente para os eleitores de mais idade, acima de 60 anos. Mas não é um horário exclusivo deles, é preferencial.

“Não é um horário exclusivo. Quem não for idoso e aparecer antes das 10 horas, por exemplo, não será proibido de votar. Mas terá que esperar todos os idosos votarem primeiro. Eles são a preferência do horário”, explicou Jaqueline Nunes, assessora técnica da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

FIQUE ATENTO!

Somente idosos podem votar no horário das 7h às 10h? Outras pessoas também podem ir, caso não tenham outro horário para comparecer.

Este horário é preferencial, não exclusivo. Isso quer dizer que pessoas acima de 60 anos terão preferência sobre as demais na fila. Os outros não serão impedidos de votar, mas vão ter que aguardar os idosos.