Situação da dengue está sob controle, mas alerta continua ligado em Mantena

-

112As ações de combate a dengue no período de junho/2013 a junho/2014, obtiveram êxito, pois, neste intervalo de tempo, ocorreram poucas notificações. Foi confirmado somente um caso de dengue neste período, sendo que, entre julho/2014 a julho/2015, ocorreram dois casos confirmados em 39 notificações.

Com investimento anual de aproximadamente R$ 500 mil reais, entre recursos próprios e oriundos das esferas do Governado Estadual e Federal, muitas foram as conquistas do governo municipal nesta área, adquirindo dois termonebulizadores portáteis, permanência da equipe de controle de vetores, ações centralizadas onde há focos de Aedes aegypti, pontos estratégicos, limpeza das margens dos mananciais que cortam a cidade, ações educativas, coletas de lixo de maneira eficaz e rotineira

Lembrando que a utilização dos inseticidas deve ser voltada para o combate ao mosquito transmissor da dengue e não de outras espécies. É necessário que o uso dos inseticidas seja criterioso, pois sua utilização incorreta pode causar tolerância ao produto.

Embora haja uma incidência maior do mosquito comum neste instante, a grande preocupação nesta área é para que a dengue mantenha este nível quase zerado no Município.

O Coordenador de Endemias do Município, Marcelo Magno de Freitas, explicou: “Não podemos incrementar o fumacê neste instante primeiro porque existe uma baixa umidade no ar que pode causar alergias e outros problemas respiratórios, a tolerância do Aydes Aegypti a utilização do inseticida tornando resistente podendo assim se proliferar e perdemos a nossas ações contra a dengue, é melhor cuidar para que a dengue não chegue, pois, o mosquito comum não causa doenças.

O uso de repelentes pelo próprio cidadão em seus lares é uma saída para o momento, acreditamos que com a elevação da umidade no ar e com as chegadas das chuvas diminua a quantidade de mosquitos” destaca.

O trabalho de controle e enfrentamento dos agentes de endemias prossegue e a participação dos moradores é fundamental. “Por isso, é muito importante a divulgação e a orientação para que todos possam combater o mosquito transmissor da dengue, em ações realizadas diariamente nas suas casas”, finalizando.

08

 

-

Related Posts

Erro › WordPress