Sessão especial reúne cerca de 80 vereadores capixabas na Assembleia Legislativa

-

DSC04404A segunda sessão especial do Fórum de Vereadores do Espírito Santo, realizado nesta quinta feira, 1º/10/2015, à tarde, no plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa (Ales) contou com a presença de cerca de 80 vereadores de municípios de toda a região do Estado, que puderam ouvir uma explanação do subsecretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Pacífico, sobre as ações do Governo do Estado para o setor.

O evento, presidido pelo deputado Enivaldo dos Anjos tem como objetivo trazer os vereadores à Assembleia para debater com autoridades executivas, as políticas que estão sendo adotadas para os municípios, além de dar oportunidade aos vereadores de apontarem os problemas que enfrentam em suas cidades.

O subsecretário iniciou sua explanação falando que pelo sexto ano consecutivo a criminalidade foi reduzida no Estado. Ele apresentou, em slides, vários gráficos que demonstram a queda na criminalidade, principalmente de homicídios e o aumento na apreensão de armas.

Pacífico também assegurou que houve redução nos crimes contra o patrimônio e maior efetividade na conclusão de inquéritos, o que permite a prisão dos criminosos. Logo após a fala de Pacífico, alguns vereadores fizeram perguntas sobre questões específicas de sua região, como o problema da retirada da central 190 em Cachoeiro do Itapemirim, apontada pelo vereador Jonas Nogueira, como um dos “gargalos” enfrentados na cidade.

Nogueira também salientou que, apesar dos números apresentados pelo subsecretário, a sensação de insegurança em Cachoeiro aumentou depois que aconteceram alguns crimes de grande repercussão, como o assassinato de um empresário no centro daquela cidade. Logo após o debate com o subsecretário, a palavra foi franqueada aos vereadores inscritos, que ocuparam a tribuna e apresentaram os problemas mais prementes em suas comunidades.

Ao todo, 23 vereadores usaram a tribuna e falaram, principalmente, sobre a questão da seca na região norte que está afetando também a agricultura, os problemas pontuais no setor de saúde e também na falta de segurança.

Encerradas as falas dos vereadores, o deputado Enivaldo dos Anjos encerrou o evento com o sorteio de uma televisão para os vereadores presentes, em homenagem ao dia do Vereador, que transcorre hoje, dia 1º. O ganhador do prêmio foi o vereador Thadeu Eliotério, de Muqui.

Ficou definido ainda que o próximo convidado para a sessão especial que ocorrerá no dia 3 de dezembro às 14h, será o secretário estadual de Saúde, Ricardo Oliveira, que já havia sido convidado para a sessão de hoje, mas não pode comparecer.

Enivaldo dos Anjos disse aos vereadores que também está buscando agendar, para este mês, uma audiência com o governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta, quando os parlamentares municipais poderão ouvir do próprio governador o que ele está fazendo pelos municípios e apresentar reivindicações. Casa do Vereador Enivaldo anunciou também que já foi criada a Casa do Vereador, na Assembleia Legislativa.

A sala fica localizada no nono andar, na escola do Legislativo e conta com computador, telefone e outros serviços para atender aos vereadores quando vierem a Vitória e necessitarem da elaboração de projetos, escrever ofícios e fazer contatos.

Por: Weber Andrade

-

Related Posts

Erro › WordPress