Uma noite para não ser esquecida viveram os servidores da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (26), na sessão solene presidida pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) em comemoração ao Dia do Servidor Público.
Na ocasião, 30 servidores, entre ativos, inativos e aposentados, foram homenageados com a “Comenda José Maria Pimenta”, além de uma homenagem especial ao servidor símbolo da luta pelo pagamento dos 11,98%, José Marcos Cosme, o “Zé Precão”, que morreu em fevereiro deste ano. A homenagem foi feita através de sua esposa, Maria Amália Bastos, acompanhada de filhos e netos.
O Plenário Dirceu Cardoso estava lotado e a atuação do deputado Enivaldo dos Anjos para que 3.200 servidores e herdeiros recebessem as perdas relativas à implantação do Plano Real, em 1994, processo finalizado este ano, foi muito lembrada. Até o final do ano, esses beneficiários receberão mais de 80 milhões relativos a essa pendência, que durava mais de 20 anos.
Durante seu pronunciamento, o deputado destacou os “avanços” e conclamou os servidores a continuarem unidos e em espírito de colaboração com a Mesa Diretora, “para que novas conquistas possam ser buscadas, apesar da crise econômica por que passa o país”.
Os deputados Luzia Toledo (PMDB) e Rafael Favatto (PEN) também participaram da sessão. O presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (Sindilegis), Leandro Pereira Machado, o Lelê, considerou “histórica” a sessão solene em homenagem aos servidores.
“Nunca houve algo parecido aqui nessa Casa”, salientou. Leandro destacou o empenho do presidente da Ales, deputado Theodorico Ferraço (DEM), de Enivaldo dos Anjos e de todos os parlamentares na conquista de avanços para os servidores do Legislativo obtidos nos últimos anos.
Entre as conquistas ele citou o novo plano de cargos e salários, o auxílio-saúde e o agendamento para pagamento dos 11,98%. A Comenda da Ordem do Mérito José Maria Pimenta foi entregue a profissionais do parlamento capixaba que se destacam no exercício de suas funções.
A comenda leva o nome de um dos servidores mais antigos da Assembleia e que atua na Casa desde 1972, tendo desenvolvido várias funções, inclusive a de vice-diretor geral. Pimenta disse que é uma emoção muito grande ser homenageado em vida, tendo seu nome nessa comenda. “Eu me aposentei, mas voltei para a Assembleia, graças a Deus. Eu não conseguiria viver sem estar entre vocês”, afirmou Pimenta, que continua atuando no Plenário, agora como comissionado.
Os deputados Enivaldo dos Anjos e Luzia Toledo destacaram a importância de Pimenta para a história recente da Assembleia. Segundo o deputado, quando surgiu a ideia de se criar uma comenda para homenagear os servidores do Legislativo Estadual, o nome de Pimenta foi praticamente consenso para ser o patrono da honraria.
“O nome dele se justifica pela dedicação ao trabalho e por ser uma pessoa humilde e de bom trato”, disse. Já a deputada Luzia Toledo ressaltou que Pimenta é dessas pessoas que fazem parte do arquivo vivo da Assembleia Legislativa.
“Está sempre com um sorriso no rosto”, lembrou.
Lista dos homenageados
JOSÉ MARIA PIMENTA
VALENTIM PEROZINI NETTO
LEANDRO PEREIRA MACHADO
CARLOS EDUARDO CASA GRANDE
LUCIENE LOUREDO DE OLIVEIRA
DÁZILA MARIA MONTEIRO BONATTO
JOÃO RODRIGUES DO CARMO
ADEMIR PAZOLINI
ADRIANA DOS SANTOS FERREIRA FRANCO RIBEIRO
DILMA NUNES PIMENTA LAYBER.
DILMO CESAR MALAFAIA CASTRO
ERNESTA ALMONFREY
FABIANO BUROCK FREICHO
GILDO GOMES
JONSTON ANTONIO CALDEIRA DE SOUZA JUNIOR
JOSÉ ALBINO DA COSTA
LAURENY SANTOS DE OLIVEIRA MARIA BORGES DOS SANTOS
MARIA JOSÉ GAGNO GRILLO
PAULO MARCOS LEMOS
PEDRO PAULO DE SOUZA
RENATA BAPTISTA GORAYEB VARGAS
ROSÂNGELA RIBEIRO BARCELLOS
RUY DE OLIVEIRA MATTOS
SANDRA MARIA CUZZUOL LORA SÉRGIO FIGUEIRA SARKIS FILHO
ATIANA SOARES DE ALMEIDA
VALMIR CASTRO ALVES EDSON FERREIRA
JOSÉ ARIMATHEA CAMPOS GOMES
JOSÉ MARCOS COSME (ZÉ PRECÃO) – IN MEMORIAN