Será que a população de Barra de São Francisco tem colaborado no combate a dengue?

439

A população de Barra de São Francisco, preocupada com os vários casos já registrados de dengue na sede do município, inclusive com uma morte, Maria José Nogueira, que faleceu vítima de dengue hemorrágica, e com outra mulher, R.R.X.A, que foi transferida no último sábado, para Colatina com suspeita de dengue hemorrágica, começaram a se mobilizar para evitar que o pior venha a acontecer ainda mais.

Será que a população de Barra de São Francisco tem colaborado no combate a dengue? Muitos colaboram sim, mas existem inúmeras pessoas que não estão nem ai para os problemas.

A movimentação por parte das pessoas da comunidade francisquense no combate a dengue percorreu ruas dos bairros Irmãos Fernandes, Campo Novo, Carabina, entre outros.

Neste final de semana foi marcado um encontro na Praça da igreja católica onde cerca de 70 pessoas se uniram, e com o único objetivo, que foi de retirar o lixo que possa acumular água que serve de criadouro do mosquito e também eliminar todo foco encontrado.

Para se ter ideia, foram retirados de imediato em vários pontos da cidade algumas caminhonetes cheias de lixo sem contar aquelas que já foram descartadas nos latões de lixo da cidade.

Alguns focos do mosquito transmissor do vírus da dengue foram encontrados em vários locais, além de lavras que se chegarem a fase adulta podem colocar média de 300 ovos cada um. A principio, foram tirados de circulação cerca de 12 mil novos mosquitos

A campanha foi realizada neste sábado, 1º de junho de 2019. A população de Barra de São Francisco está ciente desta situação, mas muitas pessoas são culpadas também, pois jogam todo tipo de lixo nas ruas, nos rios que cortam a cidade e até mesmo em seus quintais e não se preocupam com as consequências.

O prefeito Alencar Marim, informou que a prefeitura tem feito sua parte, mas é preciso da colaboração de toda sociedade.

“A população precisa entender que a cidade é nossa, e, que não devemos jogar o lixo nas ruas, nos rios e em nossos quintais”, alerta o prefeito.

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa, preocupado com a situação, pediu apoio ao governador para enviar para Barra de São Francisco, uma força tarefa para combater o mosquito transmissor do vírus da dengue.