SENAR promove curso de manutenção e operação em roçadeiras em Mantena

478

90 A Prefeitura Municipal de Mantena, através da Secretaria de Agricultura e o Sindicato dos Produtores Rurais de Mantena realizou nos dias 20 e 21 o curso de Operação e Manutenção de Roçadeiras, promovido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. As atividades foram monitoradas pelo instrutor Wandeir.

O curso aconteceu na Chácara da Lagoa, conhecida como Fazenda Mol, e teve a duração de dois dias. Participaram do curso, trabalhadores rurais e pessoas interessadas do Município.

A roçadeira a gasolina está presente em diversos serviços, e frequentemente está sujeita a manutenção. Desta forma, o operador deste equipamento muitas vezes preciso se deslocar para outros municípios para qualquer tipo de conserto.

Este curso visa preparar o operador a realizar os reparos mais frequentes como troca de peças, ajustes e limpeza de sua roçadeira, a fim de conservá-la sempre em boas condições, sem que para isto necessite sempre procurar serviço especializado.

A parceria Prefeitura Municipal e Sindicato dos Trabalhadores vem desenvolvendo diversos cursos e formações que beneficiam o proprietário rural, trabalhadores e agricultores, desenvolvendo tanto entre homens quanto entre mulheres.

No trabalho educativo que vêm realizando nos últimos 20 anos, o SENAR Minas, seguindo sempre as diretrizes institucionais e utilizando a Metodologia de Ensino preconizada, tem atendido às necessidades e expectativas da clientela rural, auxiliando-a na construção de uma história de sucesso.

A metodologia utilizada preconiza o uso de cartilha. Linguagem clara, simples e enriquecida com boas ilustrações. A linguagem utilizada na cartilha é de fácil compreensão, o que faz dela um documento que auxilia a aprendizagem, podendo ser também consultada, posteriormente para tirar dúvidas.

O SENAR é responsável pela formação profissional e pela promoção social das pessoas do meio rural, com foco na empregabilidade e na melhoria de vida das famílias.

Colaboração/Fotos: Maria de Fátima Mol

91 92 93 96