Semana Cívica começa em Mantena com a Avenida repleta de mantenenses

905

04

Participação popular e belos desfiles confirmaram sucesso absoluto na abertura da IV Semana Pedagógica de Mantena.

Sem sombra de duvidas a Semana Pedagógica de Mantena, comemorando o 7 de Setembro veio para ficar, prova disso foi o comparecimento de centenas de pessoas lotando a Avenida José Mol para acompanhar os desfiles das escolas no primeiro dia do evento, que promete muito mais com sequencia nesta terça, quarta e quinta feira, trazendo o tema: Da mistura de nações nasceu um país único: Brasil.

Nesta segunda feira, (05/09), os mantenenses e convidados presenciaram a Abertura Oficial do evento com  o Hino Nacional Brasileiro e as presenças da Polícia Militar de Mantena,  Guarda Mirim, Banda Marcial, CEMIP, Escola Municipal do Distrito de Limeira, Escola Municipal Mário Rigamont, Escola Municipal Frei Inocêncio, CESEC, polo-UAB, CEVIN – Clube Esporte Educacional de Vila Nova, Hand Minas, Academia Corpus Dance, e finalizando com o Clube dos Desbravadores “Monte e Vales (Conselheiro Pena) e Clube dos Aventureiros “Herois da Fé” Mantena-MG.

Belíssima apresentação da  Guarda Mirim de Mantena. Ela foi  constituída em 07 de Dezembro de 2010. É uma entidade civil de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, sem caráter político partidário, racial ou religioso, destinada a ajudar crianças, adolescentes e jovens a se tornarem futuros cidadãos livres e conscientes.

A Banda Marcial de Mantena veio com a regência do maestro Genilton e fez bonito na praça,  mostrando estar muito bem treinada, fazendo uma das mais brilhantes apresentações da noite, mostrando sintonia e ritmo, ela deu grande impulso ao desfile sendo aplaudida com entusiasmo  pela população.

O  Centro Educacional Municipal Infantil Instituto do Povo (Cemip), apresentou um desfile com toque especial das crianças,  com a inclusão dos pais que acompanhavam e dos professores, deram um show de singeleza  especial  na avenida.

O “Cemipinho”, como é conhecido,  tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança de 0  até aos 3 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade, objetivando as crianças uma educação de qualidade orientando-as para os valores e deveres capazes de integrá-las ao convívio social.

A Escola Municipal do Distrito de Limeira tem a missão de oferecer formação que favoreça a autonomia, por meio de educação com qualidade, tendo em vista a transformação social com sustentabilidade e ser reconhecida como instituição de educação que concretiza o processo ensino e aprendizagem, com qualidade, ética e comprometimento, por entender que o ser humano deve ser inserido em processos de crescimento contínuo com autonomia, criatividade e amorosidade.

Dentro do tema apresentado pela Secretaria Municipal de Educação, a  Escola Municipal Mário Rigamont mostrou com grande maestria na avenida a influência da cultura portuguesa no Brasil. A escola é composta por 59 funcionários e 599 alunos com seus familiares sob a coordenação da Diretora Gilsônia Carvalho Valente Batista.

A Escola Municipal Frei Inocêncio de Ensino Fundamental, cria condições para o desenvolvimento das habilidades e competências individuais e sociais necessárias para os alunos do mundo atual, tendo como preocupação um ensino sempre direcionado à frente de nosso tempo e indicando caminhos para o hoje e o amanhã.

Acreditando na educação eficaz, transformadora do ser humano e originária de um cidadão consciente e atuante, protagonista de dias melhores em nossa sociedade e nosso município.

CESEC – O Centro Estadual de Educação Continuada  Prefeito Romero Duque atende alunos com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

A escola é formada de alunos na maioria, trabalhadores, chefes de família, donas de casa e mães que buscam através dos estudos melhores condições de vida para atuarem na sociedade.

O CESEC atende alunos de Mantena e região como: São João do Manteninha, Central de Minas, Goiabeira, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Águia Branca, Mantenópolis e outros. Segundo a diretora Sinair Gonzaga dos Santos Azevedo a Escola se envolveu completamente no desenvolvimento de suas ações e projetos, como o projeto sobre a identidade Cultural Brasileira.

Na semana festiva e cultural, o Polo de Apoio Presencial de Mantena – UAB,  marcou sua presença com o tema: A influência da internet na cultura.

Coordenada pelo Professor de Educação Física Wendel Satil Valadares  a CEVIN – Centro Esportivo Educacional de Vila Nova foi fundada em 01 de setembro de 2002 e desenvolve projeto clinica de craques “Revelando Talentos” entre crianças de 04 a 17 anos com modalidades de futebol de campo, futsal e handebol, com aproximadamente 133 a 150 crianças.

Finalizando o desfile com Academia Corpus Dance,  Clube dos Desbravadores “Monte e Vales (Conselheiro Pena) e Clube dos Aventureiros “Herois da Fé” Mantena-MG.

05 06 08 09