Sede da ASSOLESTE foi palco para VIII Conferência Municipal de Assistência Social em Mantena

345

32A Programação da VIII Conferência Municipal de Assistência Social teve Credenciamento às 13 horas; 13:30-Composição da Mesa, Hino Nacional, Pronunciamento das Autoridades, Abertura Oficial da Conferência, Leitura e Aprovação do Regimento Interno; 14:30 – Palestra – Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026; 15:30 – Votação das propostas pelo plenário; 16:00 – Lanche; 16:30 – Apresentação das Propostas aprovadas pela plenária; 17:00 – Reunião com os seguimentos para eleição dos delegados para a Conferência Regional e 17:30 – Apresentação dos Delegados e encerramento.

A Prefeitura Municipal de Mantena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a VIII Conferência Nacional de Assistência Social com o fim de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, realizada no dia 23/07, no Auditório Deputado Zé Henrique na sede da ASSOLESTE – Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas em Mantena.

A VIII Conferência Municipal de Assistência Social tratou sobre os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS com o tema “Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026” O SUAS que temos e o SUAS que queremos, com apresentação de novas propostas, valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios. Novos delegados para a Conferência Regional foram eleitos e a apresentados ao público presente.

A Secretária Municipal de Assistência Social Dudé lembrou que há 10 anos atrás o SUAS- Sistema Único de Assistência Social era implantado em Mantena e que o planejamento desta Conferência é para os próximos dez anos “Vivemos hoje memorável uma tarde onde juntos discutiremos os desafios e as conquistas da Política de Assistência Social.”.

“Hoje a Assistência Social conquista um novo patamar entre as políticas públicas em nosso pais, como um sistema consolidado, organizado e capaz de cumprir o seu papel de proteger socialmente as famílias que se encontram em situação de risco e buscar a dignidade humana especialmente nas situações mais extrema onde ela se encontra ameaçada”, disse.

A Secretaria Municipal Dudé ainda agradeceu aqueles que estão empenhados nas ações da Assistência Social no Município “Quero agradecer ao Prefeito Municipal, Dr. Wanderson Coelho, pelo apoio que tem dedicado a todos os trabalhos desenvolvidos pela assistência social”.

“Meu agradecimento especial a toda equipe de trabalho da secretaria que tanto dedica a esta missão tão nobre. Obrigada a todas as entidades que contribuírem prestando serviços a nossa população, e por fim agradecemos aos nossos usuários que juntamente com os trabalhadores e entidades participaram de pré conferências, discutiram e fizeram propostas para o plano decenal que hoje iremos construir. Vocês usuários, são a razão de todos os nossos esforços. Nossas conquistas só são possíveis graças ao esforço e dedicação de vocês durante esta caminhada”, sintetizou.

A Conferência foi presidida pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Vera Lúcia da Fonseca Pereira, que declarou aberta a VIII Conferência Municipal “O objetivo do Conselho Municipal de Assistência Social é fiscalizar, deliberar as políticas públicas de Assistência Social juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social sempre em prol dos direitos dos usuários”, reafirmou.

O Prefeito Municipal, Dr. Wanderson Coelho retificou o seu total apoio na realização de ações e trabalhos da Assistência Social em todo Município de Mantena “Sabemos da importância e do momento muito especial que vivemos hoje, estaremos planejando os próximos dez anos através desta Conferência Municipal de Assistência Social e a nossa participação tem de ser efetiva e produtiva, estou aqui reafirmando o meu compromisso com a Assistência Social de Mantena, dizer que nunca medimos esforços para apoiar a Secretaria Municipal e a nossa secretária Dudé e funcionários, tudo que ela me pediu nestes anos de mandato nós a atendemos e vamos continuar atendendo porque sabemos que esta política pública é de suma importância para o nosso povo e nos dar condições maiores para proteger, ajudar, acompanhar, facilitar uma vida digna e melhor para nossa população” , reafirmou o prefeito.

33 34 35 36 37