Secretário de Saúde de Mantena anuncia Pediatra nos PSF´s para atendimento à população

1418
Ocimar Rufino

Todos os dias surge novas notícias sobre novas conquistas, resultado positivo e muito trabalho prestado para a população de Mantena através da Secretaria de Saúde e toda sua eficiente equipe de secretário e servidores.

Vejam na integra os serviços realizados pela Secretaria de Saúde em prol da população de Mantena

Mutirão de Oftalmologia (600 consultas). Além destas, mais 50 por mês estão sendo realizadas. E de acordo com o Secretário, o sucesso foi tanto que pretende realizar um outro mutirão nos próximos meses.

Milhares de exames preventivos contra o câncer do colo de útero realizados em mulheres por todo município. A Equipe da Secretaria de Saúde foi até essas mulheres, até as fábricas onde trabalham, e com horários especiais nos PSF´s realizou milhares de exames preventivos como nunca foi feito antes em Mantena.

Cirurgias de Catarata. Por conta do aumento na demanda trazido com as 600 consultas várias cirurgias surgiram, algumas foram feitas e outras já estão na fila para em breve realizar.

Cardiologia (Exames especializados) 340 em menos de dois meses. Aquelas horrorosas filas que víamos em outros mandatos foram zeradas. Em menos de dois meses foram atendidas 340 pessoas com a especialidade de cardiologia.

Intensa campanha de vacinação contra a gripe, onde os profissionais foram até as pessoas, vacinando em escolas, creches, distritos e no interior do município.

6 – Aquisição recente de 5 novos equipamentos para combate a dengue, e em Mantena os casos foram ZERO! Nenhum caso de dengue detectado.

A importantíssima filiação de Mantena ao CIMNOROESTE, onde Mantena, depois de vários anos de luta e sofrimento, tem agora uma porta aberta para realização de exames especializados.

Sempre é bom lembrar, foi o novo Secretário de Saúde quem lutou, foi atrás, e com ajuda do Prefeito João Rufino e dos Vereadores conseguiu aderir Mantena ao CIMNOROESTE. E é através do CIMNOROESTE, que muitos tem realizado aqui mesmo no prédio do antigo CONSONORTE, na rua da agência do Correio, seus exames em cardiologia, por exemplo e marcado outros para atendimento.

Uma unidade do CAPS que representa um verdadeiro ponto de socorro para famílias que tinham parentes dependentes químicos, necessitados de tratamento psicológico, psiquiátrico e tantos outros.

Uma GESTÃO PLENA. Onde agora ao invés da verba passar do Governo Federal para o Estadual pagar os hospitais e a APAE, agora vem direto para o Município esse repasse, e a Prefeitura poderá gerir e cobrar serviço da parte dos hospitais e APAE, pois agora quem vai fiscalizar para pagar é o próprio município.

E a décima é mais uma novidade trazida para a população. Quem sabe a oposição tome conhecimento e diga para a população que a Secretaria de Saúde de antes NÃO fazia isso pelas mães, e a nova Secretaria de Saúde passou a fazer.

Pois bem, o Secretário Municipal de Saúde, Ocimar Rufino, anunciou em sua entrevista concedida na última quinta-feira, a implantação de uma Médica Pediatra que irá atender em todos os PSF´s do Município.

O tratamento que será realizado de forma especial lá mesmo nos PSF`s, através de uma médica Pediatra com todas as novas mamães se chama Puericultura!

Ou seja, desde o momento que a mamãe descobrir que está grávida, já passará a ser atendida por um ginecologista, e agora também por uma Pediatra, a Drª Jarlene estará ao lado de cada mamãe, durante a gestação, nascimento e pós nascimento, e até que a criança chegue aos (05) cinco anos de idade.

Você que é mamãe e queria tanto um tratamento especial para você durante a gestação e para seu bebê depois que nascer, já pode contar com essa especialista.

Isso já está implantado em todos os PSF´s do Município de Mantena. E vale muito dizer, principalmente para os desavisados que teimam em criticar maldosamente a atual Secretaria de Saúde. Isso foi implantado pela atual Secretaria Municipal de Saúde, pelo atual Secretário de Saúde, assim como várias outras atualizações, em atenção a toda população que dela precise.

Enfim, você mamãe, desde que descobrir sua gravidez, procure um PSF ou o Posto de Saúde. Agora você tem uma Pediatra que vai te acompanhar e acompanhar seu bebê até este completar cinco anos de idade. Além da Drª Jarlene, a Drª Fátima continuará no Posto de Saúde, e agora, de forma especial irá atender uma parcela das mamães do interior.

De acordo com Ocimar, este foi um clamor de grande parte da população, um especialista em Peditria nos PSF´s, e agora esta sendo atendendido.

De acordo ainda com o Secretário, este programa terá um nome especial em Mantena, será chamado com todo carinho de “AMOR DE MÃE”, através do qual, como já dito, desde o descobrimento da gravidez, a gestante terá lá mesmo, no PSF de seu bairro, um acompanhamento inicialmente de um clínico geral, o qual descobrindo a gravidez, passará a paciente aos cuidados de um ginecologista e um Pediatra, o qual dará prosseguimento no Pré Natal e total acompanhamento da gestante até o nascimento, e ainda, depois do nascimento, até os cinco anos de idade.

Enfim, um imenso avanço numa saúde que é chamada de pública, mas que agora passa a ter os benefícios certas características de uma saúde particular.

Infelizmente, se não falarmos e contarmos essas boas novas, a oposição vem e com muita tristeza espalha discórdia e nada informa para a população de válido ou de útil. Enfim para que serve notícias que não trazem algo útil?!

Estamos comunicando o que é válido, o que serve para todos, o que tem utilidade e que vem através de muito esforço e trabalho de um Secretário de Saúde que tem se desdobrado na contra mão do mundo para conseguir benefícios para um povo carente de saúde.

Chega disso. Não alimente a discórdia e a conversa fiada que só tem o desejo de prejudicar uns e enaltecer outros com interesses puramente politiqueiros.

Você mamãe, que descobriu que terá um presente lindo que é um filho ou uma filha, saiba que agora você tem mais um importante apoio da Secretaria de Saúde de Mantena através de um profissional que vai te atender com todo carinho. Tenha paciência, pois a demanda é grande, mas as coisas vão chegando no lugar e tudo vai dar certo.

Por: Geraldinho Junior