Secretaria de Saúde lança projeto “Amor de Mãe” com curso e acompanhamento para as gestantes de Mantena

628

A chegada de um filho é um momento mágico na vida de uma mulher. Por este motivo, a preparação para o nascimento do bebê é imprescindível. E pensando em melhorar a qualidade de vida das gestantes do município, a Secretaria de Saúde, através do Secretário Ocimar Rufino e toda a sua equipe, está colocando em prática o Projeto “Amor de Mãe”.

”Este é um projeto do desejo do meu coração, e acredito que chegou a hora de colocarmos em prática, uma vez que, temos uma equipe competente e que dará conta de todo o trabalho que será executado, pensando exclusivamente na saúde e no bem estar de nossas mamães mantenenses”, disse Ocimar.

E na tarde desta terça-feira, 3 de julho, uma importante reunião aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, com todas as enfermeiras coordenadoras dos PSFs do município e dos distritos e com a equipe multidisciplinar do NASF, para a formalização do projeto.

O Projeto Amor de Mãe, terá início com um Curso para as gestantes do 1º ao 9º mês, com aulas teóricas e expositivas, nos dias 25 e 26 de julho, das 13 às 17 horas,

O curso será ministrado em várias fases, no primeiro momento com a Psicóloga que tratará sobre as mudanças da gravidez e sobre a importância em ser mãe.

A educadora física vai explicar sobre as mudanças no corpo que a gravidez traz, bem como os exercícios que poderão ser feitos, para ter uma gestação mais tranquila até a hora do parto. Será ressaltado também sobre a alimentação antes e depois da amamentação e a higiene bucal.

A médica ginecologista Clarissa Batista, ministrará sobre a importância do pré-natal, dos riscos que diminuem com o acompanhamento médico e toda a fase da gravidez.

As futuras mamães também aprenderão sobre a amamentação da criança, como inserir o leite, como fazer a higienização dos bebês, dos primeiros cuidados que a mãe precisa saber, como curar o umbigo, dar banho, estimulação do leite e diversas orientações feita pela pediatra Jarlene Mendes.

As enfermeiras Patricia Vaz e Patricia Ferreira, vão explicar sobre os mitos e a importância da vacinação, os exames necessários nos primeiros meses, como exame do pezinho e os demais, visando a qualidade de vida do bebê.

E no final do curso todas as gestantes estarão visitando a Maternidade, conhecendo as instalações, conhecendo a equipe médica que irá atendê-la, trazendo mais segurança e mais comodidade.

Após o curso, todas as gestantes serão encaminhadas para os seus PSFs correspondentes, onde serão acompanhadas pela equipe do NASF que é composta pelos profissionais: Pediatra, Médica Ginecologista, Nutricionista, Psicóloga, Assistente Social, Educador Físico e Enfermeiro, onde estarão a disposição para acompanhar em toda a gestação.

De acordo com Ocimar Rufino, as gestantes terão direito além do acompanhamento da equipe do NASF, a liberação dos exames de ultrassom para o pré-natal, como o direcionamento para o planejamento familiar, e acompanhamento e orientações para a realização da laqueadura ou vasectomia, se for necessário.

Um trabalho grande que está sendo desenvolvido para conscientizar as mamães, como é feito todo o processo, pois acreditamos que uma gestação saudável, gera crianças saudáveis. Temos a convicção que o projeto Amor de Mãe vai trazer um benefício enorme para nossa população e contamos com a participação e colaboração de todos.

Novos cursos serão ministrados a cada 5 meses com novas turmas para as novas mamães.

Por: Fabiana Hipólito