Secretaria de Saúde de Mantena celebra dia Nacional da Luta Antimanicomial

1450

Para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, dia 18 de maio, a Prefeitura de Municipal de Mantena, por meio da Secretaria M. de Saúde e em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), promoveu manhã desta sexta-feira, (18 de maio), um evento em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.

A ação contou com a a participação do Prefeito Municipal João Rufino, Vice-prefeito, Luiz Garcia, Secretário M. de Saúde, Ocimar Rufino, Delegado da Polícia Civil de Mantena, Claudionor Batista, Servidores do CAPS, Usuários e Familiares.

O dia 18 de maio marca a comemoração do movimento da Luta Antimanicomial no Brasil como um ato social privilegiado que, incluindo usuários, trabalhadores e familiares de todo o País, conseguiu, desde os anos 80, impulsionar e fazer acontecer a Reforma Psiquiátrica brasileira.

Esse processo, desde então, vem produzindo intensas e complexas transformações no âmbito das políticas públicas de atenção em saúde mental e de reconhecidos avanços políticos, normativos e assistenciais.

“O modelo de atenção do CAPS é embasado na construção de uma sociedade justa e igualitária, que defende a equidade, os direitos e a dignidade dos indivíduos com os mais variados tipos de transtornos mentais. O nosso objetivo é de cuidar e acompanhar de perto essas pessoas, sem excluí-los do convívio familiar e social”, afirmou o Prefeito João Rufino.

Bastante emocionado o vice-prefeito, Luiz Garcia, disse: “Eu fiz questão de vir aqui hoje, nesse dia importante de luta, para estender a mão em apoio a todos os usuários do CAPS. Somos todos seres humanos e todos iguais, em um só propósito, humanizar, resgatar e melhorar a situação de quem precisa desse tipo de atendimento”.

Para o Secretário M. de Saúde, Ocimar Rufino, a data deve ser comemorada para que todos se lembrem, das lutas diárias de quem sofre com os problemas. “A nossa luta é todo dia, mas paramos um dia para relembrar a todos da importância desses tratamentos. O nosso intuito, é de extinguir o preconceito que ainda existe com essas pessoas”, esclarece.

A lei 10.216, criada em 2001 estabelece a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços de tratamento abertos e comunitários. O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Mantena faz parte do sistema de descentralização do cuidado e de assistência, promovendo o cuidado terapêutico ao paciente com transtorno mental, buscando reinseri-lo na comunidade.

O objetivo é promover a socialização e a cidadania entre os assistidos e melhorar os vínculos afetivos com famílias e amigos. Houve também um desfile, promovido pelos próprios usuários; foi servido também um delicioso almoço organizado pela equipe do CAPS.

18 de maio – Dia Internacional da Luta Antimanicomial – Carta CAPS

Hoje nosso sentimento é de extrema alegria e satisfação, pois estamos colhendo frutos de um trabalho árduo, em coletividade, onde podemos contemplar os resultados de vidas que estão sendo transformadas não só pelo uso de medicamentos, mas também pelo carinho e atenção que lhes são dispensados.

Poderíamos relatar vários casos, escrever frases prontas, um texto enorme sobre o trabalho CAPS 1 em Mantena. Mas o que realmente acreditamos ser relevante é o empenho e dedicação de uma equipe unida que não mede esforços para acolher e ajudar o próximo, sem interesses pessoais, mas sim exclusivamente por amor ao que faz.

O que podemos dizer é que todos os dias encontramos pessoas neste local precisando de atenção, carinho, amor. Somos profissionais sim, mas acima de tudo somos humanos, nosso trabalho vai além dos muros do CAPS1.

Temos alcançados corações, corações aflitos, angustiados, e na medida do possível tentamos aliviar a dor daqueles que nos procuram, porque a sua dor hoje pode ser a nossa amanhã. Não importa o momento que vivemos, o trabalho humanizado faz toda a diferença.

Hoje agradecemos de forma especial a todos aqueles que nos ajudaram para que este evento acontecesse. Primeiramente agradecemos aos nossos queridos usuários, vocês sempre serão acolhidos por nós com carinho e atenção.

Agradecemos também a toda a Equipe CPS1: Claudinéia de Oliveira Podestá, Marciley da Silva, Adnalda Inacio, Roberto Jório (Betão), Dr. Betinho, Lívia Cardoso, Thais Leandra, Marli Francisca, Danielle Vaz, Poliane Cristna, Alexandra Machado, Maria José, Vitor Pereira, Carlos Fernandes, Maria Madalena.

Agradecemos aos nossos patrocinadores e colaboradores:

Felipe Valente, João Henrique, Adão Pereira, Ocimar Rufino, Cabo Monteiro, Dany, Vando Locação, Pr. Hélio, Sílvio do Sacolão.

E toda a Família Caps 1 que não mediu esforços para que este evento acontecesse.

E a você nosso querido usuário por sua presença que muito nos alegrou, já estamos colhendo os frutos de um trabalho feito com muito amor e regado com carinho.

Por: Fabiana Hipólito