Secretaria da Saúde de Mantena implanta Programa Nacional “Deixando de fumar sem mistérios”

502

40A Secretaria Municipal de Saúde de Mantena, travou uma luta incansável na luta contra o tabagismo, uma vez que o programa foi lançado na quinta-feira, 27/08/2015, quando instalou uma barraca bem no centro da cidade, mais precisamente na Praça da Matriz durante a Feira de Artesanato e Gastronomia, uma maneira mais clara e transparente o programa e suas ações para o bem-estar da população.

O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência à nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares.

Implantado pela Secretária Municipal de Saúde de Mantena, o “Programa Deixando de fumar sem mistérios” é um modelo de tratamento baseado na abordagem cognitivo comportamental possibilitando que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente, e tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar.

O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS.

Com atuação e liderança de algumas profissionais, como a psicóloga, Alana Roberta Schepierski Jório, da farmacêutica Penha Brandão e da enfermeira Patrícia Magalhães, o Município começou o desenvolvimento do trabalho

“Teremos grupos de quinze participantes com reuniões semanais se espelhando no “Programa Deixando de fumar sem mistérios”, onde toda reunião é um processo onde são compartilhados o remédio, o adesivo, sendo que a pessoa que deseja parar de fumar é só procurar pela farmacêutica Penha na Farmácia da secretaria e deixar o nome e o telefone.

O Programa se divide em quatro reuniões semanais, depois são quinzenais e posteriormente uma reunião mensal para fechar o programa que tem a duração de três meses. Os grupos estão sendo montados para que o Programa possa começar sua atuação em Mantena”, informou a psicóloga Alana Jório.

A farmacêutica Penha Brandão complementou as informações e deu mais detalhes do Programa “Dia 29 de Agosto é o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Este Programa “Deixando de fumar sem mistério” vem do Governo Federal e foi lançado pelo Inca e nós da secretaria da saúde, como mechemos com o programa do tabagismo, trabalhamos com os grupos, hoje nós estamos dando início ao Programa em Mantena”, finalizando.

43 44