Seca: Deputado Enivaldo dos Anjos cobra alternativas do governo para ajudar agricultores

705

66Preocupado com a seca, devido à falta de chuvas na região Norte e Noroeste do estado, fazendo com que rios, córregos e lagoas sequem, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), tem feito discursos na tribuna na Assembleia Legislativa, para cobrar da Secretaria de Agricultura e do governador Paulo Hartung (PMDB), alternativas para ajudar os agricultores que estão passando por sérias dificuldades.

De acordo com o deputado, as referidas regiões são as mais afetadas pela seca que atinge o Espírito Santo. Acredita-se que, apenas na região norte/noroeste do Estado, mais de 13 municípios estão em situação extremamente crítica de abastecimento.

“Para enfrentar a seca no Espirito Santo, tenho defendido na Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado construa barragens para atender a agricultura e os municípios do interior que estão sofrendo com a falta d’água. Já conseguimos junto a Secretaria de Agricultura e a Cesan, a garantia dessas obras para algumas cidades, como: Ecoporanga, Vila Pavão, Alto Rio Novo e Barra de São Francisco. A seca é grave e ameaça a regiões Norte e Noroeste. O Bandes e o Banestes têm que repactuar os financiamentos com os produtores rurais”, alerta Dos Anjos.

Enivaldo informou, ainda, que em algumas cidades está sendo feito racionamento de água, inclusive as irrigações foram proibidas e, com isso, os prejuízos na produção agrícola serão inevitáveis. Em Barra de São Francisco, bombas de irrigação foram lacradas e esta foi uma maneira encontrada para evitar falta d’água no geral.