SAAE registra o agravamento da situação hídrica em Mantena. Decisões serão tomadas nas próximas horas

2071

88SAAE de Mantena informa que há mais de um ano toda região (Leste de Minas e Norte/Noroeste capixaba) sofrem com uma forte estiagem, inclusive com cerca de 90% dos municípios destas regiões que decretaram racionamento no fornecimento de água.

O quadro desde então não melhorou. Não choveu e não existe previsão de chuva. Sabemos que o período de chuva só acontece no último trimestre do ano.

Diante disso, o SAAE de Mantena lamenta informar que a situação chegou num nível crítico para o município. A vazão das captações de água do Turvo, Serra Branca e Córrego Frio, estão insuficientes para atender à demanda na distribuição de água à população.

Com o consumo elevado e as altas temperaturas o quadro se agravou ainda mais, fazendo com que o nosso sistema de tratamento da água detectasse que os reservatórios de distribuição não atenderam à demanda nesse último  final de semana, levando-nos a estar em estado de alerta.

O SAAE informa que a vazão normal de água bruta que chega Estação de Tratamento de Água para tratamento é de cerca de 90 litros por segundo. Nos últimos meses, vem caindo acentuadamente, chegando nesse final de semana no nível de 68 litros por segundo. (Nível de alerta) impossibilitando de reabastecer os reservatórios de distribuição.

Comunicamos que o Executivo Municipal está ciente da situação e providenciando Decreto de Estado de Alerta para que sejam tomadas as providências e os procedimentos cabíveis.

Contamos com a colaboração de toda a população no sentido de exercer a sua consciência e não desperdiçar água.

Atenciosamente,

A direção