Ronaldo Passarela, o zagueiro craque que encantou Mantena, Cuparaque e toda região

603
Ronaldo
Ronaldo

O ex-jogador Ronaldo, um dos maiores zagueiros da região, aquele digno de botar respeito e jamais ser esquecido dentro da historia do futebol. O Site Gazeta do Norte fala de Ronaldo Balbino Nunes, o Ronaldo de Cuparaque, como era conhecido no mundo da bola.

Quando voltamos ao passado e buscamos os grandes craques que fizeram a diferença e que marcaram os seus nomes na história do futebol regional, temos de separar a camisa nº 4, da Seleção de todos os tempos e entrega-la ao zagueiro Ronaldo do Fluminense de Cuparaque.

Com apelidos caseiros como Ronaldo Jabuti para os íntimos, e apelidos dado pelos desportistas da região de Ronaldo Passarela, em homenagem ao zagueiro da Argentina que fazia grande sucesso na época.

Ronaldo se destacou pela elegância e a fineza de jogar futebol, defensor que sabia sair jogando com muita habilidade levava o seu time ao ataque e fazia muitos gols de cabeça, aqueles gols salvadores da pátria , quando a torcida já não acreditava mais, lá ia ele para área para subir e testar com grande qualidade e eficiência.

Mas o zagueiro refinado e cheio de habilidade, também dava lugar para o xerife da zaga, que também impunha respeito pela força e o vigor físico, se precisasse parar na garra e nas entradas mais duras, nunca desleal, ele fazia também, causando assim terror aos atacantes que sabia que se não segurasse a marcação poderia receber o drible do zagueiro Ronaldo.

Com este futebol conquistou praticamente lugar em todas as equipes da região, se destacando pelo Fluminense de Cuparaque, mas, excretando com personalidade e talento equipes como a do Volante Esporte Clube, e Nacional de Resplendo, Atlético de Conselheiro Pena, dentre outros.

Suas atuações o levaram a defender equipes profissionais da região como o Democrata de Governador Valadares e o Colatina do Espirito Santo. O zagueiro Ronaldo hoje se aposentou do futebol e raramente joga uma pelada ou defende a equipe máster do Fluminense, porém, continua apoiando o esporte, tanto como vice-prefeito da cidade de Cuparaque que já foi, bem como, esposo da atual vice-prefeita da cidade, e juntamente com sua família estão sempre acompanhando o tricolor da serra em todas as competições.

Ronaldo hoje tem 56 anos e vive ainda na cidade de Cuparaque onde se tornou politico e amigo de todos, Ronaldo tem sempre a simplicidade a sua pele, sempre que rever os amigos ele tem a honra e hombridade de parar e atender seus companheiros seja onde ele estiver.

A Copa da Lifames de Mantena, um regional disputado entre as melhores equipes da região, deixou muitas lembranças e algumas confirmações no cenário desportivo da região Noroeste do Espirito Santo e Leste de Minas, dentre elas, os amantes viram surgir para o futebol um dos maiores e melhores zagueiros de todos os tempos, Ronaldo, o Ronaldo Passarela, ou o jabuti, um apelido que mostrava um menino tímido, mas, que com seu futebol qualificado se destacou sobremaneira e com certeza está na Seleção dos melhores de todos os tempos.

Por: Marcelo Santos

ronaldo1