As pedras que rolaram no desplacamento de um rocha em um sítio em Bela Aurora, distrito no interior de Pancas, na sexta-feira (16), deslizaram por motivos naturais e ainda oferecem riscos para os moradores da região, segundo a Defesa Civil do município.
O órgão pede para que moradores e curiosos evitem passar próximo ao local das rochas, mesmo na estrada.
“O que aconteceu foi um intemperismo. A mudança de clima, de repente está calor demais, frio demais. Quando esquenta a pedra dilata, quando esfria ela comprime. O que vai formando por debaixo dela uma camada de pedra, placas de rocha. A água infiltra quando chove e causa o desplacamento. Com o tempo a rocha não suporta e acaba descendo”, disse o coordenador da Defesa Civil de Pancas.
O deslizamento
A lavradora Maria Aparecida é proprietária do terreno onde fica a pedra, conhecida como ‘Pedra do Terreirão’. De acordo com ela, a pedra de 170 metros teve outros deslizamentos.“No sábado e domingo pela manhã, umas 10h30, rolou outra. Saiu o casqueiro de pedras mais fino onde começou o deslizamento”.
O deslizamento afetou duas propriedades próximas à rocha. Um pasto foi parcialmente soterrado pela terra e pedras que rolaram.
Um pouco antes do primeiro desplacamento das rochas acontecer, o lavrador Sebastião Augusto Damasceno estava próximo ao local.
“Em torno das 14 horas começou um barulho, parecia pedra rolando e rolando. Eu não via nada, fiquei até assustado, pensei que estava pirando da cabeça. Os bois começaram a correr, eu vi que tinha alguma coisa de errado. Eu desci e começaram os barulhos mais altos, estrondo. Foi ai que a pedra começou a cair”, contou o lavrador.