Retorno às aulas presenciais em Barra de São Francisco será definido esta semana

376

As Secretarias da Educação (Sedu) e da Saúde (Sesa) publicaram esta semana Portaria conjunta, que estabelece diretrizes com as medidas administrativas e de segurança sanitária a serem tomadas pelos gestores das instituições de ensino para o retorno às aulas presenciais nas redes de ensino  municipais e estadual, que estarão liberadas a partir do dia 13 de outubro.

No entanto, em Barra de São Francisco, a decisão sobre o retorno – ou não – acontecerá na próxima sexta-feira, 2, em reunião interna da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Segundo o prefeito Alencar Marim, que é professor licenciado, o retorno às aulas presenciais na rede municipal dependerá exclusivamente de um questionário que está sendo feito junto aos profissionais da Semec e também dos pais de alunos.

“É uma decisão difícil e não cabe a mim, sozinho, decidir. Por isso, acionamos os profissionais da Semec, desde funcionários da manutenção, administrativos e professores, além dos pais de aluno”, para avaliar se é viável ou não”, afirma o prefeito.

Marim destaca ainda que mesmo que seja aprovada pelos consultados, essa volta não seria de forma plena, mas sim mesclada com as aulas e atividades remotas. “Eu, enquanto educador, não sou favorável à volta das aulas este ano, uma vez que as crianças, embora sejam mais resistentes, podem funcionar como vetor da doença, levando ao adoecimento e familiares. No entanto, como disse antes, essa decisão será dos profissionais de educação e opais de alunos”, concluiu.

Veja também

Estado – Com investimento superior a R$ 12 milhões, o Governo do Estado sinalizou os ambientes escolares da Rede Pública Estadual e colocou à disposição de alunos e profissionais o material de higiene necessário, como álcool em gel, sabonetes, máscaras e equipamentos para uso de álcool em gel. O retorno das aulas presenciais também contará com monitoramento rigoroso das medidas sanitárias adotadas.

Confira: 001-R-CONJUNTA-SEDU-SESA – Medidas administrativas e de segurança sanitária para retorno às aulas presenciais.

Acesse o formulário de consulta pública aqui

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-MzX8EkH_3qdyNP23ZeD_EmLMsdIskocqmIFlEbPhc4Spuw/viewform

Informações: Weber Andrade – O Contestado