Praticamente todos os municípios da região noroeste do Espírito Santo estão novamente ameaçados pela falta de água. O alerta foi feito esta semana pela Agência estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que contabiliza 24 municípios em situação de emergência no Estado, sendo que apenas um deles (Mimoso do Sul) não está nas regiões norte, nordeste e noroeste capixaba.
A situação está mais crítica no município de Ibiraçu, que está na divisa das bacias do rio Doce, Suruaca, Reis Magos e Riacho. A previsão é de que, em 15 dias o município não terá mais água nem parece consumo humano, caso não volte a chover.
Vale lembrar que o verão está terminando e até o momento o volume de chuvas foi quase nulo. Em fevereiro não houve chuva significativa na região e neste mês choveu apenas uma vez, em pequena quantidade.
Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Hídrica da Agerh, Antônio de Oliveira Júnior, as resoluções que proíbem o uso de água, durante o dia, por agricultores, indústrias e outros, deverão ser prorrogadas por 90 dias.
“Queremos também manter o estado de alerta para qualquer conflito no uso da água. É preciso que seja feito um acordo de cooperação para que todos possam utilizar a água”, explicou o diretor.
MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA
- AFONSO CLÁUDIO
- ÁGUIA BRANCA
- ALTO RIO NOVO
- ARACRUZ
- BARRA DE SÃO FRANCISCO
- BAIXO GUANDÚ
- BOA ESPERANÇA
- ECOPORANGA
- GOVERNADOR LINDENBERG
- IBIRAÇU
- ITAGUAÇU
- ITARANA
- JAGUARÉ
- MANTENÓPOLIS
- MARILÂNDIA
- MIMOSO DO SUL
- MONTANHA
- NOVA VENÉCIA
- PANCAS
- RIO BANANAL
- SÃO DOMINGOS DO NORTE
- SÃO ROQUE DO CANAÃ
- SOORETAMA
- VILA PAVÃO