Recadastramento biométrico anda a passos lentos em Água Doce do Norte

504

SAMSUNG CAMERA PICTURESMesmo com a disponibilização de transporte público pela prefeitura, desde a última quarta-feira, dia 1301/2016 o número de eleitores cadastrados é de pouco mais de cinco mil até o momento, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Nilza Alves da Silva Lopes.
A reportagem do Gazeta do Norte foi conferir de perto a situação e não encontrou ninguém no cartório, que está funcionando, temporariamente, no ginásio Sebastião Coimbra Elizeu, no centro da cidade. O prazo termina no dia 5 de fevereiro e, até agora, cerca de 50% dos eleitores do município compareceram.
A intenção do juiz eleitoral, Edmilson Rosindo Filho, é que este número chegue a pelo menos 70% do eleitorado registrado no município, que é de mais ou menos 10,5 mil eleitores. O mesmo orienta que as pessoas não percam esta oportunidade já que o ônibus está passando pelos córregos, distritos e vilas para levar os eleitores até o cartório eleitoral na Sede.
“O TRE/ES está colocando todo o seu empenho para que a meta venha a ser atingida. Estamos com dez atendentes no cartório eleitoral que está funcionando em caráter temporário nos cômodos do ginásio de esporte Sebastião Coimbra Elizeu”, ressalta o juiz.
Quem não se recadastrar, além de não ter direito a votar na próxima eleição, não poderá tirar passaporte e nem movimentar contas bancárias. O horário de funcionamento do cartório é das 8h às 17h e quem mora na Sede ou está fora do município e deseja fazer o recadastramento pode procurar o local diretamente.
A biometria, de acordo com o juiz, também ajudará a Justiça Eleitoral a saber o número real de eleitores, pois existe uma suspeita de que exista um “inchaço” no eleitorado águadocense, provavelmente com eleitores de cidades vizinhas que teriam sido cadastrados em ano político.
“Lutamos para que esta biometria fosse feita também em Barra de São Francisco mas não conseguimos. O escolhido foi este município, então acreditamos que a sensibilidade do povo será muito grande depois da disponibilização destes transportes”, concluiu.
Por: Weber Andrade
SAMSUNG CAMERA PICTURES