PSF de Mantena realizou palestra com medico urologista sobre câncer de próstata

2038

Prevenção é a palavra chave. Com esse objetivo, a equipe do PSF Santo Antônio, realizou na noite desta terça-feira, (21), palestra com médico urologista voltada sobre o combate ao câncer de próstata, na Campanha do Novembro Azul.

Com o intuito de incentivar e orientar os homens da comunidade a fazer os exames preventivos do câncer de próstata, a palestra super descontraída pelo médico urologista Mário Sérgio Vieira, trouxe diversas informações e esclarecimentos sobre a doença.

De acordo com o Secretário de Saúde, o médico Jânio Assis, o objetivo da atividade foi a conscientização, no sentido de melhorar a qualidade de vida do homem e a prevenção.

Mário Sérgio ressaltou da importância em informar a população sobre a doença que vem aumentando a cada ano.

“Durante a palestra procurei abordar todos os fatores de risco para que a pessoa possa fazer adequadamente o rastreamento e se preocupar com doenças como o câncer de próstata. Foram tiradas diversas dúvidas sobre a doença, sobre o exame de toque e do PSD, além de destacar a necessidade de estimular a população masculina a superar a vergonha em relação ao assunto e cuidar da saúde”, ressaltou Mário Sérgio.

Em seguida os homens receberam atendimento individualizado de aferição de pressão e o cadastramento para que todos realizem o exame para o diagnóstico precoce desse câncer que é o maior entre os homens no Brasil, ofertado pela secretaria de Saúde.

CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com dados do Inca, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

O tipo mais comum de câncer de próstata é o adenocarcinoma. Na fase inicial da doença, são comumente identificados sangue na urina, dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina e aumento da frequência ao banheiro.

Para investigar o câncer de próstata são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o Antígeno Prostático Específico (PSD). Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes, é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula. A função da próstata é a produção de um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozóides.

Praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável são formas de prevenir a doença.

Por: Fabiana Hipólito