Projeto “Seu Lixo, Meu Luxo”, de coleta seletiva incentiva alunos a recolherem mais de 23 mil kg de resíduos recicláveis em Ecoporanga

317

A ação integrada entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, estudantes da rede Municipal e Estadual de ensino e catadores de resíduos recicláveis da Prefeitura de Ecoporanga, realizaram uma cerimônia de agradecimento e de entrega dos prêmios as escolas ganhadora do projeto “Seu Lixo, Meu Luxo”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde um volume de 23.769,64 kg de materiais recicláveis foram recolhidos, porta a porta, nos bairros e zona rural do Município. O material foi revertido aos catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ecoporanga – ASCAMARE, para fins de reciclagem.

A ação, realizada de forma coordenada entre as secretarias municipais de Meio Ambiente; e Educação e Cultura, reuniu centenas de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, das escolas da Jacutinga, Estadual Ecoporanga (Pio XII), Profª Benedita Monteiro, Santa Terezinha, Ribeirãozinho, Barbosa, Imburana, Escola Viva, Drº Bolívar de Abreu, Santa Luzia, Palmeira, São Geraldo, Joassuba, Córrego Dois de Setembro, Santa Rita, Francisco de Oliveira, Família Rural, Cotaxé e Muritiba.

As escolas que participaram do projeto receberam orientações sobre a coleta seletiva e a separação do lixo. Em seguida, foram às ruas próximas as escolas para ensinar o que aprenderam aos moradores. “Sair às ruas para falar com as pessoas sobre esse assunto foi muito importante. Aprendemos que é nossa responsabilidade zelar pelo futuro da cidade”, disse Carlos Eduardo, estudante que participou da ação.

A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório da Escola Viva de Ecoporanga, e reuniu diversas autoridades como o prefeito Municipal Elias Dal’Col, o prefeito de Água Doce do Norte, Paulo Marcio, o idealizador do projeto e secretário Municipal de Meio Ambiente, Thiago Caldeira, o Promotor de Justiça Dr. Geraldo Marques Vasconcelos de Abreu, o juiz de direito da Comarca de Ecoporanga, Dr Douglas Demoner Figueiredo, os vereadores Jeffinho Dal’Col e Nélio Quedevez, a presidente da Ascamare, Silvana Morais, a secretária de Educação e Cultura, Nilda Ribeiro, a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, o pastor da Igreja Assembleia de Deus Madureira, Valdenir Gualberto, diretores das escolas Municipal e Estadual, além dos alunos, que lotaram o auditório.

As escolas que mais recolheram materiais recicláveis foi Jacutinga, que ficou em primeiro lugar, arrecadando 8.402,45 kg, em segundo lugar a escola Estadual Ecoporanga (Pio XII), arrecadando 5.983,28 kg, a terceira colocada foi a escola Profª Benedita Monteiro, arrecadando 1.868,91 kg, e em quarto lugar a escola de Santa Terezinha, arrecadando 971,05 kg. Vale ressaltar que a escola de Jacutinga, que foi a campeã em arrecadação de materiais recicláveis, conta com apenas oito alunos que frequentam a unidade escolar.

“Considero que seja um resultado muito positivo desta ação. O mais importante, no entanto, é ver esses adolescentes interessados e multiplicando esses ideais”, avaliou o secretário Municipal de Meio Ambiente e idealizador do projeto, Thiago Caldeira.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Thiago Caldeira, esta ação envolve responsabilidade social, cuidado com o meio ambiente e educação ambiental. “Esperamos que essa mobilização sirva de lição para que os alunos se tornem agentes multiplicadores e para que possamos construir uma cidade melhor e mais agradável”, declarou.

A iniciativa é resultante de uma busca incansável do prefeito Elias Dal’Col e o secretário de Meio Ambiente, Thiago Caldeira, que idealizou e executou o Projeto “Seu Lixo Meu Luxo”, com foco nas escolas municipais e estaduais. Como parte do programa, as quatro escolas que mais arrecadaram materiais recicláveis receberam, cada uma, uma bicicleta, como forma de incentivo para continuar a coleta seletiva, daqui por diante.