Prefeitura e PM se reúnem com feirantes a fim de promover melhorias na feirinha de Mantena

178

A Prefeitura de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o Comando da 18ª CIA, promoveu na última sexta-feira, 24, mais uma reunião com representantes da Feira Cultural. O objetivo da reunião foi ouvir as demandas dos feirantes a fim de promover melhorias, principalmente sobre a segurança.

De acordo com o Secretário Mauro Pereira, “é mais uma importante reunião para melhorarmos a feira e não acabarmos com ela. E desde que a atual administração assumiu o município, nosso objetivo foi nos aproximar dos feirantes, ouvir suas necessidades e demandas, porque eles que estão ali no dia a dia, e são eles quem têm condições de nos informar o que pode e o que podemos fazer em conjunto para ser melhorado. Somos sabedores o quanto a feirinha é importante para eles, mas infelizmente alguns problemas vêm acontecendo, principalmente quanto à segurança, e por isso a presença do comando da Policia Militar para nos auxiliar e nos o suporte que precisamos”.

De acordo com Valtair da barraca do cachorro-quente, ressaltou que a secretaria de Cultura e os feirantes vem atuando juntos, tomando as decisões em conjunto, mas que precisam do apoio maior da presença da Policia Militar, uma vez que muitos vândalos estão frequentando a feira e isso acaba afetando a participação das famílias na feira. Que a música ao vivo atrai muita gente que quer ir a feirinha, comer e ouvir boa música, mas que infelizmente nem todos que frequentam a feira vão com esse propósito.

As feirantes Marciléia, Ana Paula, Edina e Rozinete também fizeram suas colocações e ressaltaram que o intuito é sempre caminhar junto com a secretaria de Cultura e trazer melhorias, pois a feira ajuda a cada um a vender seus produtos e contribui no orçamento de casa.

Diante dos fatos expostos, a Policia Militar, tendo à frente o Tenente Coronel Carvalhaes, acompanhado do Tenente Ilismar, ressaltou que estará dando um maior suporte à feirinha, mas que uma assistência durante todo o horário de funcionamento ainda não será possível, pelo número de efetivo que tem a PM, mas que os policiais estarão mais presentes, inclusive com a presença dele que passará a frequentar a feira, uma vez que chegou para Mantena recentemente. Carvalhaes destacou que infelizmente a marginalidade tenta crescer, mas que a PM estará atenta, ainda mais com a ajuda das câmeras instaladas na cidade, que ajudarão na segurança.

Foi acordado então com os presentes que por enquanto a música ao vivo não será viável e que a prefeitura estará ajudando com um valor semanal e que os próprios feirantes estarão entrando em acordo como irão proceder com os recursos. Também ficou decidido que terá apresentações culturais para que as famílias continuem a frequentar e valorizar a feira, que há anos vem sendo parte da cultura da cidade.

O prefeito João Rufino participou da reunião e destacou que a conversa sempre será o melhor caminho para ajustar as demandas do município e que sempre estará a disposição para ouvir a cada instituição. “Sei o quanto a feirinha é importante para nossa Mantena e queremos sim revitalizar, achar as melhores estratégias, visando também atender nossos feirantes e também para a comunidade que frequenta a Feira. Nós precisamos de parcerias, apoiar nossa cultura e sei que juntos vamos conseguir e esse é o nosso papel à frente da administração”, disse.

Fonte: informeleste