Prefeitura de Ecoporanga realiza hasteamento de bandeira em comemoração à Semana da Pátria

2413

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), realizou, na manhã desta terça-feira (05), o hasteamento de bandeira, na Praça João Corsino de Freitas, em alusão à Semana da Pátria, comemorada no período de 1º a 07 de setembro. O ato cívico do hasteamento da bandeira teve ainda a execução do Hino da Independência e o Hino Nacional Brasileiro.

O hasteamento aconteceu às 8 da manhã respeitando a legislação e o horário de Brasília, (§ 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas horário de Brasília, com solenidades especiais).

O ato cívico contou com a participação do prefeito Municipal, Elias Dal’Col, Comandante do Destacamento do Corpo de Bombeiros de Barra de São Francisco, Sargento Fernando Paulo, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, professores da rede municipal e estadual de ensino e civis, e contou ainda com a participação do 23º Grupo de Escoteiro Inhambu Ecoporanga, que foi responsável pelo ato de hastear as bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Ecoporanga.

Foto: Marlon Bolzan

ENCERRAMENTO

No dia 07 de setembro ocorrerá o encerramento da Semana da Pátria, na Praça da Bíblia, com a presença de autoridades políticas, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, profissionais da educação e alunos.

O SÍMBOLO

A bandeira do Brasil é representada em suas cores pelas belezas e as riquezas do país. O verde representa as florestas; o amarelo, o ouro que existia, principalmente em Minas Gerais e o azul, que lembra seus rios e mares.

As estrelas representam cada um dos estados, além do Distrito Federal.

Estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, representado estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Escorpião, com Paraíba, Sergipe e outros. O Paraná está no Triângulo Austral, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E acima da frase “Ordem e Progresso”, apenas a estrela do Pará, conhecida como Spica – Alfa da Virgem.

Curiosidades sobre a bandeira

– A Bandeira do Brasil deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

– Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

– Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

Por Ramon Gava
Fotos: Ramon Gava e Marlon Bolzan