Prefeitura de Ecoporanga inaugura base descentralizada do SAMU

112

Na manhã desta terça-feira, 08 de junho, Ecoporanga ganhou uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192. A base fica localizada na Rua Idalino Monteiro, no bairro Divino Espírito Santo, em anexo ao PSF Divino Espírito Santo, que foi toda reformada para atender as necessidades do SAMU, que vai funcionar 24 horas, nos sete dias da semana, com uma equipe de socorristas de plantão e uma ambulância a disposição.

Além do prefeito Elias Dal’Col, a inauguração contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Ricardo Maia, e dos socorristas que vão atuar no serviço.

O prefeito Elias Dal’Col falou da felicidade em inaugurar um serviço de extrema importância no município, que é o Samu 192. “Ficamos muito felizes com a chegada do Samu em Ecoporanga, que é fruto do nosso trabalho com o apoio do governador Renato Casagrande e o Consórcio CIM Noroeste. É um serviço que vai ajudar muito os ecoporanguenses”, disse Elias.

A base do Samu 192 conta com garagem para ambulância, dormitório, banheiro, cozinha e almoxarifado, para o funcionamento adequado do Samu em convênio com o Governo do Estado, por meio do Consórcio CIM Noroeste.

A solenidade contou com a participação da primeira dama e Chefe de Gabinete, Rosângela Souza, secretários municipais Flávia Amaral (Educação), Edion dos Santos Almeida (Finanças) e Adenir Ferreira (Assistência Social), o presidente da Câmara Municipal, vereador Genivaldo José (Nen Gari), e os vereadores Baiano da Ambulância e Lolô Andrade, assessores dos vereadores, o comandante da 2ª Cia do 11º BPM, capitão Coimbra, e o agente de Polícia Civil, Vito Luiz Barbosa.

O que é o SAMU 192

O Samu 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Quando acionar o SAMU 192

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

Acione o serviço em casos de:

– Parada cardiorrespiratória;

– Dor forte no peito (infarto);

– Dificuldade de respirar/engasgo;

– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

– Intoxicação (envenenamento);

– Queimadura grave;

– Choque elétrico;

– Acidente de trânsito com vítima;

– Queda grave e fratura;

– Afogamento;

– Surto psiquiátrico;

– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca.