Prefeitura de Barra de São Francisco realiza torneio do Dia Nacional do Futebol

114

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, estará comemorando o Dia Nacional do Futebol neste domingo, 18/07, a partir das 12 horas, com um torneio de Futebol de Campo, no Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza.

Foram convidadas as mais tradicionais equipes de Barra de São Francisco para participar desta data simbólica e comemorativa, através de um torneio de futebol festivo, além de duas equipes de futebol feminino.

Tabela dos Jogos

13h00    VALE 7 X FORMIGA

13h40    ITAPERUNA X  BARRENSE

14h20    FORMIGA X ITAPERUNA

15h00    BARRENSE X VALE 7

15h40    ITAPERUNA X VALE 7

16h20    BARRENSE X FORMIGA

17h00    FUTEBOL FEMININO X FUTEBOL FEMININO

17h40    FINAL X  FINAL

Devido a pandemia de COVID-19, o acesso ao público no estádio será restrito no máximo de 300 pessoas, sendo obrigatório o uso de máscara no Estádio Municipal.

O Dia Nacional do Futebol é celebrado no Brasil no dia 19 de julho. A data foi escolhida, em 1976, por ser a data de fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900. O Dia Nacional do Futebol foi inventado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que na época se chamava Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Em um país com pouco mais de 210 milhões de habitantes, como é o caso do Brasil, é normal surgirem expressões do tipo: “Aqui há 210 milhões de treinadores”. Tal frase demonstra o quanto o futebol é o esporte mais apreciado e discutido entre a maioria da população.

Por qualquer cidade que se passe, qualquer bairro que se visite, certamente será possível encontrar um campinho, ainda que de terra, e alguns meninos – e também meninas – praticando esta modalidade trazida por Charles Müller em 1894.

A primeira partida de futebol oficial no Brasil ocorreu entre São Paulo Railway (primeira estrada de ferro paulista), time de Charles Miller, e a equipe da Companhia de Gás, que se enfrentaram em um campo na Várzea do Carmo. O confronto terminou com a vitória dos ferroviários por 4 a 2. Ambos os times estão extintos hoje.