
“O Centro de Atenção Psicossocial de Barra de São Francisco (CAPS), também conhecido como centro de recuperação de drogados, foi construído pelo Governo do Estado para ser administrado pelo município. Portanto, o único responsável pelo funcionamento do órgão é a Prefeitura”.
A informação é do gerente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Estado da Saúde, Francisco José Dias da Silva, que respondeu nesta quinta feira, 03/12/2015, ao vereador Jessui da Cesan, sobre a situação do CAPS no município.
Jessui disse ao gerente que o Estado construiu o prédio do CAPS no município e depois o abandonou e por isso o prédio hoje está totalmente depredado e sem condições de funcionamento. Ele deu a entender que a responsabilidade seria do Estado e não do município, mas o gerente da Sesa foi enfático em dizer que o Estado constrói o CAPS nos municípios a pedido das prefeituras e elas ficam cientes desde o primeiro momento, de que aquela entidade deverá ser gerida e mantida pela prefeitura.
“Hoje temos cerca de 10 a 12 CAPS construídos pelo Estado para os municípios e apenas um ou dois deles não funciona. É o caso do CAPS de Barra de São Francisco”, salientou.
Existe, inclusive uma denúncia no Ministério Público de Barra de São Francisco que apura responsabilidade sobre o abandono do CAPS.