Prefeitura, Câmara e juízes de Ecoporanga se unem para debater as causas de evasão escolar

2617
Mesa composta pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Robério Pinheiro, secretária Municipal de Educação, Valdete Leonídio, delegado da PC, Dr. Leonardo Ferraz, prefeito de Ecoporanga, Elias Dal’Col, juiz da Comarca de Ecoporanga, Dr. Douglas Demoner Figueiredo, promotor de justiça do MP, Dr. Geraldo Abreu, Comandante da 2ª Cia do 11º BPM, capitão Coimbra , e o Subtenente do 11º BPM, Dirceu Chaves. (Foto: Ramon Gava)

Iniciativa também conta com apoio das polícias Civil e Militar da cidade

Através de uma iniciativa da Prefeitura de Ecoporanga e do juiz de Direito da Comarca de Ecoporanga, Dr. Douglas Demoner Figueiredo, uma série de palestras voltadas para o combate à evasão escolar acontece esta semana nas escolas Municipal e Estadual do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Policia Civil, Polícia Militar e o Judiciário.

Com o objetivo de implementar políticas públicas, orientar e promover ações visando propiciar à comunidade escolar a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana, da vivência dos valores da liberdade, justiça e tolerância. As palestras contam com a parceria de diferentes instituições públicas para a realização de atividades que fortaleçam a justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e paz.

O juiz de direito, Dr. Douglas, prevê a realização de um ciclo de palestras para estudantes, profissionais da escola e familiares, para debater as eventuais causas de evasão escolar, repetência escolar e demais circunstâncias que envolvem a efetivação dos direitos referente à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, prevenção do uso de drogas, a importância do estudo e o papel da família na vida dos estudantes.

As palestras foram realizadas nos dias 24, 25 e 26 de abril, na Escola Estadual de Cotaxé, na Escola Estadual José Teixeira Fialho, em Imburana, na Escola da Prata dos Baianos, na Escola de Joassuba, e na sede do Município, na Escola Estadual Ecoporanga (antigo Pio XII).

Participaram do evento o prefeito Elias Dal’Col, a secretária Municipal de Educação, Valdete Leonídio, Presidente da Câmara Municipal, vereador Robério Pinheiro, o juiz de Direito da Comarca de Ecoporanga, Dr. Douglas Demoner Figueiredo, o representando do Ministério Público de Ecoporanga, o Promotor de Justiça Dr. Geraldo Marques Vasconcelos de Abreu, representante da OAB, Dr. Inácio Reis, o delegado de Polícia Civil, Dr. Leonardo Carvalho Ferraz, o Comandante da 2ª Cia do 11º BPM, capitão France Endrygo Coimbra Elizeu, e demais autoridades, que estiveram debatendo e conversando com estudantes, professores, pais e responsáveis.

Dr. Douglas Demoner Figueiredo, juiz da Comarca de Ecoporanga.

“O meu papel neste projeto é orientar os alunos, pais, professores e toda a comunidade sobre como devemos enfrentar este fenômeno mundial e que talvez seja a maior barreira do professor na sua caminhada em busca do bem de todos”, explicou o juiz, Dr. Douglas.

Para o prefeito Elias Dal’Col, esta parceria da Prefeitura, Câmara, Policia Civil, Polícia Militar e o Judiciário, é um passo importante para o enfrentamento do uso de drogas, a prevenção à violência nas escolas e a evasão escolar. “Estamos vivenciando o dia a dia de jovens e familiares com problemas com drogas, que trazem também a violência e os assaltos para as instituições de ensino. A partir destas palestras precisamos nos aprofundar mais, fazendo uma mobilização em nossas comunidades e desenvolvendo ações para atrair a família e beneficiar a escola e os estudantes”, finalizou Elias Dal’Col.

Por Ramon Gava