Prefeito se reúne com gestores da CESAN para discutir novos investimentos em Barra de São Francisco

365

O prefeito Enivaldo dos Anjos esteve na tarde desta segunda-feira, dia 26, na sede da CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento), em Vitória, em reunião com o diretor presidente Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, e sua equipe técnica para tratar de investimentos e parceria da autarquia com o município.

Na pauta foram discutidas diversas ações, como a retomada de obras e novos investimentos em Saneamento Básico, tratamento de esgoto, extensão de rede e a doação de terrenos para o município.

De acordo com LInhalis, a previsão de investimento da Companhia no município de Barra de São Francisco, em obras de abastecimento de acordo com o Plano de Obras, é de aproximadamente R$ 238 milhões até 2029. Somente até 2022 a previsão é de investimentos  para melhorar as condições de saneamento básico (esgoto) do município de cerca de R$ 12 milhões. No planejamento está a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE próxima a Rodovia do Contorno e, também, uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA para 2022.

Enivaldo levou à diretoria da Cesan a intenção de realizar o calçamento do maior número possível de ruas no município até o fim de sua gestão, mas mostrou-se preocupado com a falta de realização de ligação de rede de esgoto nestas ruas. O prefeito propôs uma parceria entre o município e a Cesan para que trabalhem em conjunto para realização da rede de esgoto e o calçamento das ruas.

A intenção é de que a Companhia faça a obra de implantação da rede de esgoto nas ruas e a prefeitura realize o calçamento das que tiverem com as residências e comércio com ligação na rede pública. O prefeito espera, também, contar com o apoio da população para isso e garantiu que buscará recursos para todas as obras.

Foi discutido também a necessidade de extensão e melhorias na rede de abastecimento em todos os distritos do município, para levar mais qualidade no fornecimento do serviço aos cidadãos.

Os diretores da Cesan apresentaram ao prefeito Enivaldo o Programa Pró-Rural, que tem por objetivo geral de implantar Sistemas de Saneamento Básico (água e esgoto) em comunidades rurais, localizadas em municípios nos quais a Cesan possui concessão (preferencialmente), e onde não há viabilidade econômica para operação/manutenção pela Companhia.

Um levantamento será feito em todos os distritos de Barra de São Francisco para que mais essa parceria seja efetivada para que o sistema de abastecimento de água das localidades possa atender a todos da melhor maneira possível.

Como uma das pautas na reunião, Enivaldo solicitou ao presidente da Cesan, Cael, para que fosse realizado a doação de duas áreas pertencentes a Companhia. A área do local conhecido como Pinicão, com cerca de 37.000m2 e, também, o terreno localizado próximo à Estação de Tratamento de Água da Cesan, na Vila Landinha.

Enivaldo justificou a solicitação devido o interesse do município em construir praças e centros esportivos nos locais, proporcionando espaços de esporte e lazer para beneficiar toda a população, criando novas perspectivas para a sociedade francisquense.

As solicitações serão apreciadas pelo conselho da Cesan e a previsão é de que, brevemente, os francisquenses terão ótimas novidades.