Prefeito Henrique Vargas de São Gabriel da Palha participa de mutirão em combate ao mosquito Aedes Aegypti

450

72Um mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel da Palha para combater o mosquito Aedys Aegipti, aconteceu no último sábado, 19/03/2016, e contou com participação de colaboradores, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária, Maçonaria e Tiro de Guerra.

O mutirão envolveu os bairros João Colombi, Gustavo Boni e Nova Comboni. O prefeito Henrique Vargas (PRP) e o vice Valdecir participaram do mutirão. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Aurineth Shimidt Montovanelli, mais de 300 residências foram vistoriadas pelas equipes que se dividiram em grupos.

Segundo a secretária esses bairros tiveram os maiores registros de focos do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e chicungunha. “Essa região foi onde tiveram os maiores registros de focos do mosquito, nosso objetivo é diminuir os focos”, disse Aurineth.

Nas residências visitadas os agentes de saúde e endemias junto com os atiradores do Tiro de Guerra 010-015, orientavam os moradores sobre os cuidados com caixa d´água, tonéis, vasos de plantas, vasilhas de água para os animais e o acúmulo de lixo nos quintais e lotes.

A diretora de Vigilância Sanitária, Lucia Leny Villela explicou que esse trabalho em equipe é muito importante, mas que os moradores devem continuar no dia a dia, “A população precisar abraçar essa causa também, não podemos deixar o mosquito transmissor da dengue, zica e chicungunga dominar” explicou Leny.

Focos encontrados

Durante o mutirão foram encontrados 10 focos do mosquito, todos em caixas d´água destapadas e lixo acumulado. Em todos os focos os agentes recolheram larvas que foram analisadas pela Vigilância e de acordo com Lucia Leny, o resultado foi positivo, ou seja, todas as larvas do Aedis Aegypti.

O prefeito Henrique Vargas comentou que a Prefeitura vai continuar fazendo a parte dela e outros mutirões vão acontecer. “Não podemos perder essa batalha para o mosquito, vamos nos unir no combate desse mosquito”, disse o prefeito Henrique Vargas.

7170