Prefeito Henrique Vargas de São Gabriel da Palha participa de mutirão em combate ao mosquito Aedes Aegypti

-

72Um mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel da Palha para combater o mosquito Aedys Aegipti, aconteceu no último sábado, 19/03/2016, e contou com participação de colaboradores, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária, Maçonaria e Tiro de Guerra.

O mutirão envolveu os bairros João Colombi, Gustavo Boni e Nova Comboni. O prefeito Henrique Vargas (PRP) e o vice Valdecir participaram do mutirão. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Aurineth Shimidt Montovanelli, mais de 300 residências foram vistoriadas pelas equipes que se dividiram em grupos.

Segundo a secretária esses bairros tiveram os maiores registros de focos do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e chicungunha. “Essa região foi onde tiveram os maiores registros de focos do mosquito, nosso objetivo é diminuir os focos”, disse Aurineth.

Nas residências visitadas os agentes de saúde e endemias junto com os atiradores do Tiro de Guerra 010-015, orientavam os moradores sobre os cuidados com caixa d´água, tonéis, vasos de plantas, vasilhas de água para os animais e o acúmulo de lixo nos quintais e lotes.

A diretora de Vigilância Sanitária, Lucia Leny Villela explicou que esse trabalho em equipe é muito importante, mas que os moradores devem continuar no dia a dia, “A população precisar abraçar essa causa também, não podemos deixar o mosquito transmissor da dengue, zica e chicungunga dominar” explicou Leny.

Focos encontrados

Durante o mutirão foram encontrados 10 focos do mosquito, todos em caixas d´água destapadas e lixo acumulado. Em todos os focos os agentes recolheram larvas que foram analisadas pela Vigilância e de acordo com Lucia Leny, o resultado foi positivo, ou seja, todas as larvas do Aedis Aegypti.

O prefeito Henrique Vargas comentou que a Prefeitura vai continuar fazendo a parte dela e outros mutirões vão acontecer. “Não podemos perder essa batalha para o mosquito, vamos nos unir no combate desse mosquito”, disse o prefeito Henrique Vargas.

7170

-

Related Posts

Erro › WordPress