Prefeito Dr. Wanderson prioriza a mulher mantenense com 1.300 exames de mamografia

566

???????????????????A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou funcionários para ajudar no atendimento, cerca de 90 mulheres tem sido atendidas todos os dias, ao todo serão realizados  1.300 exames de mamografia em Mantena.

Ao todo serão realizados 1300 exames de mamografia de mulheres de 50 a 69 anos de idade entre os dias 19/01/15 e 13/02/15 pelo PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA em parceria com a Prefeitura Municipal de Mantena. A procura tem sido intensa, mas todas as vagas já foram preenchidas.

???????????????????O controle do câncer de mama estará focado em dois  pontos chaves: facilitar acesso à mamografia e agilizar a definição diagnóstica, com objetivo de iniciar rapidamente o tratamento do câncer de mama. Como consequência, espera-se melhorar o prognóstico da doença nas mulheres mantenenses.

Uma vez diagnosticado precocemente e tratado a tempo, o câncer de mama apresenta 95% de chances de cura. Apesar disso, a taxa de mortalidade da doença cresceu nos últimos anos em Minas Gerais. Em 2009, ocorreram 1.071 óbitos por câncer de mama e a taxa bruta de mortalidade foi de 10,6 óbitos por 100.000 mulheres mineiras. Para 2011, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão 4.250 mulheres com a doença e a taxa bruta de incidência.

Secretaria Municipal de Saúde distribui 4 mil preservativos em Mantena

4Na próxima sexta-feira, dia 13, primeiro dia de Carnaval, a Secretaria de Saúde de Mantena montará um esquema especial para a distribuição de 4 mil preservativos para o público que vai curtir a Folia de Momo.

A estratégia segue determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, que visa facilitar o acesso dos foliões aos preservativos nessa época em que, cultural e historicamente, as pessoas ficam mais propensas a se “divertir” em demasia.

A palavra de ordem é Prevenção, e para isso os funcionários da pasta de saúde do município estarão em três pontos específicos distribuindo os preservativos, sempre a partir das 8h: na entrada da cidade, próximo a Rabbit até ás 16h30; em frente à Secretaria até as 14h30 e na divisa com o estado do Espírito Santo (Fronteira) até as 15h30.