Prefeito vai anunciar neste domingo, 28, se mantém lockdown e toque de recolher em Barra de São Francisco

2737

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), vai anunciar neste domingo, 28, no final da tarde, se o município vai manter o lockdown, com toque de recolher das 20h às 6h, fechamento dos postos de combustíveis, supermercados e farmácia com atendimento somente por delivery, até o dia 4 de abril, próximo domingo.

Neste sábado (27) nas redes sociais, ele colocou a decisão sob consulta à população:

“Amigos (as), amanhã (hoje, 28) vamos decidir com relação a continuidade ou não, do decreto municipal de BSF. O nosso decreto encerra na segunda-feira (29), às 6 horas da manhã, gostaria de saber sua opinião sobre a continuidade dele ou não. Temos também o decreto do governador que vai até dia 04/04. Opine. Abs. Enivaldo, prefeito”.

Nas redes sociais a continuidade do lockdown tem dividido opiniões. Muita gente, particularmente do comércio, quer que o prefeito relaxe o decreto, permitindo o abastecimento nos postos e a abertura de supermercados e farmácias para atendimento presencial.

Outras entendem que o momento não é para relaxar, pois as mortes e o contágio pelo coronavírus continuam crescendo na cidade. Hoje foi registrada a a101ª morte pela doença.

Pelo decreto trual fica suspenso o funcionamento de quaisquer serviços e atividades. Farmácias e supermercados somente poderão funcionar por meio do sistema de entregas (delivery), devendo ser mantidos fechados para acesso do público ao seu interior, proibida a abertura parcial de portas, portões e afins, bem como o atendimento ao público externo no interior, com ou sem horário marcado, e na porta do estabelecimento.

A limitação de dia de atendimento ao público presencial não se aplica para assistência à saúde, incluindo serviços médicos e hospitalares; serviços públicos considerados essenciais, de acordo com manifestação do Chefe do Poder Executivo Municipal; assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade; serviços funerários.

O Decreto Nº 045-A/2021 declara “Situação de Calamidade e Emergência em Saúde Pública no Município de Barra de São Francisco, em razão da pandemia de COVID-19 e acrescenta medidas qualificadas extraordinárias para seu enfrentamento”. O toque de recolher será observado das 20 horas de um dia às 6 horas da manhã seguinte.

Por: Weber Andrade (tribunanorteleste)