Prefeito cumpre promessa e instala placar de arrecadação no centro de Barra de São Francisco

759

A iniciativa de colocar as finanças do município para que todos pudessem ter acesso, no centro da cidade de Barra de São Francisco, foi notícia nesta última semana em diversos veículos de comunicação do Estado.

Assim como fez no passado, há pouco mais de 30 anos atrás, quando em uma placa grande, afixada em praça pública e atualizada mês a mês, deixando a disposição de todos os francisquenses para conferência, hoje, dia 13 de outubro, o prefeito Enivaldo dos Anjos cumpriu a promessa e estendeu um banner de 2,5 x 3,5 metros no centro da cidade.

O Placar de Arrecadação, que será mensalmente atualizado, está afixado no antigo prédio da câmara municipal, de frente para a Praça Senador Atílio Vivácqua, no centro da cidade, à disposição da população para conferência.

Desde o início do ano, quando começou seu mandato, Enivaldo dos Anjos busca dar o máximo de transparências aos atos de sua gestão à frente da Prefeitura Municipal e cumpriu mais uma promessa e começou a publicar todos os detalhes das finanças municipais, discriminando o total arrecadado, com suas respectivas fontes, e também o total de despesas, igualmente detalhando como é gasto o dinheiro do contribuinte.

“Eu prometi que faria a publicação desde o primeiro mês, mas tivemos vários problemas técnicos que impediram isso. Agora, porém, sanados os problemas, podemos honrar o compromisso e começamos a publicar o balancete com o mês de agosto. E, a partir de agora, será feito todo mês. A gente precisa publicar depois de 30 dias para permitir a atualização e conferência de todos os dados”, ressaltou Enivaldo.

Para o prefeito de Barra de São Francisco, prestar contas à população é obrigação do gestor. O detalhamento de cada receita ou despesa constante da planilha chamada “Placar da Arrecadação”, e que antigamente ficava num livro físico na recepção do seu gabinete na prefeitura, agora pode ser conferido numa aba própria do Portal da Transparência da Prefeitura ou na Controladoria Municipal.

Enivaldo destacou que essa atitude dá a possibilidade de que todos tenham acesso as informações de como anda a administração municipal. “Uma boa parte da população não tem acesso e habilidade para usar mídias digitais. Quem tem essa habilidade vai poder conferir tudo no Portal da Transparência, mas vamos deixar o livro físico e cópias dos documentos com a chefe de gabinete, junto com uma ata. Quem for lá conferir, assina a ata. Espero que a população participe, fiscalize e investigue se está correto. O dinheiro é do povo da cidade e é a ele que devemos prestar contas”, reconheceu Enivaldo.