Prefeito anuncia investimentos no esporte amador do município

186

Enivaldo cria secretaria de esportes para ser ocupada por “alguém com a alma do esporte amador” e quer escola esportiva Granito de São Francisco

Estádio Joaquim Alves de Souza vai sediar a abertura da próxima Copa Norte, com o Santos participando

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou que sua administração vai fomentar o desenvolvimento do esporte amador em Barra de São Francisco, em todas as modalidades, além de investir no retorno do Santos ao futebol profissional e vai criar uma escola de iniciação e desenvolvimento esportivo, com o apoio das empresas de rochas ornamentais.

A ideia é criar a Escola de Esportes Granito de São Francisco para, ao mesmo tempo em que vai promover a iniciação esportiva, no futebol e em outras modalidades amadoras, levar a marca do principal produto econômico hoje no município.

“Quando fui prefeito anteriormente, essa indústria era incipiente. Praticamente toda rocha tirada aqui era levada para Vitória e o Sul do Estado. Hoje, temos uma indústria com alta tecnologia, criando produtos acabados aqui. Nosso granito é conhecido no mundo inteiro”, disse Enivaldo, criador do polo industrial, quando governou o município de 1989-1992.

SECRETÁRIO

Na semana passada, quando a Câmara de Vereadores aprovou, em regime de urgência, vários projetos da reforma administrativa enviada pelo prefeito, o Esporte foi desmembrado da Cultura, juntamente com o Lazer, enquanto o Turismo foi para Cultura. Assim, a cidade terá uma Secretaria Municipal de Esportes, cujo titular, segundo Enivaldo, “será alguém do esporte amador, que tenha a visão que nós temos, do esporte amador que gera empolgação e promove a inclusão social“.

Será um secretário, segundo o prefeito, com “a alma do esporte amador”, pois o que ele deseja é um centro de formação de novos atletas, promover campeonatos. “Mas queremos investir pesado no vôlei, na ginástica olímpica, no futsal, futebol soçaite, handebol, competições de bike, lutas, corridas rústicas, tudo aquilo que envolve e empolga a comunidade, que inspira os jovens a terem uma perspectiva na vida”, acrescentou.

Quanto ao futebol, Enivaldo quer uma boa escolinha que vai levar o nome de Granito de São Francisco. “Além de carregar a ideia da força da rocha, vamos carregar também a marca. Aliás, essa é uma ideia, de criar um selo para o granito do município e o esporte vai ajudar a carregar a ideia”, observou.

Para conduzir o time do Santos, Enivaldo está acertando com o técnico Francisco Chagas Eloi, o Eloi, ex-meia de Botafogo, América, Vasco e vários outros clubes brasileiros e do futebol italiano. Vai começar inscrevendo a equipe na Copa Norte, que este ano terá sua abertura realizada no Estádio Joaquim Alves de Souza, o Joaquinzão, em Barra de São Francisco.