Polícia Militar recebe 124 novas viaturas

51

Na manhã desta sexta-feira (30) foi realizado o evento de entrega de 124 novas viaturas à Polícia Militar do Espírito Santo.

Equipados e prontos para o emprego no patrulhamento preventivo, no patrulhamento de trânsito, na interação comunitária e na repressão criminal municípios, os veículos serão destinados a 24 unidades operacionais, além de unidades de apoio da Instituição, e vão fortalecer o policiamento em 21 municípios.

O ato foi realizado no Quartel do Comando-Geral, em Vitória, e contou com a presença do governador do Estado, José Renato Casagrande, da vice-governadora, Jacqueline Moraes, do secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior, do secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, dos deputados estaduais coronel Alexandre Quintino e Alexandre Xambinho, dentre outras autoridades militares e civis.

O governador Renato Casagrande destacou a importância da entrega para a estrutura do trabalho da PMES, que conta com uma contínua renovação de sua frota.

Além disso, o chefe do executivo estadual anunciou um investimento de R$ 30.000.000,00 para a Instituição comprar novas viaturas: serão mais 196 veículos Renault Duster, 70 caminhonetes, e outros 50 veículos para a atividade de inteligência.

“Nosso trabalho é recuperar e fortalecer a estrutura da Segurança Pública, na valorização dos profissionais, na solução de problemas internos na carreira da Polícia, na estrutura, seja com viaturas, com obras de infraestrutura, de tecnologia”, ressaltou.

Por sua vez, o secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, evidenciou que a entrega significa dignidade aos policiais militares, segurança e ostensividade para as comunidades. “Investimento muito importante dentro do Programa Estado Presente para a melhoria da segurança dos bairros, dos municípios do Estado do Espírito Santo”, pontuou.

Na oportunidade do anúncio de mais investimentos, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, divulgou a autorização de novo concurso para a recomposição do efetivo, já em fase de planejamento, incluindo 97 novas vagas para o Hospital da Polícia Militar.

Nova frota

Os veículos Renault Duster tiveram custo unitário de R$ 80.000, 00 e foram adquiridos com verbas de suplementação, do Fundo Especial de Reequipamento da Polícia Militar (Funrepom) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

As viaturas serão distribuídas em 24 unidades da Polícia Militar, atendendo todas as macrorregiões e comandos policiais do Espírito Santo. Elas contam com os equipamentos mais modernos disponíveis para a radiopatrulha padrão, como rádios-comunicadores digitais, sinalizadores em led, sirene no compartimento do motor, cofre para transporte de conduzidos com porta de segurança em casos de sinistros, e segunda bateria para maior eficiência elétrica.

As principais cidades capixabas atendidas com as novas viaturas são: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Ibatiba, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Santa Teresa, Marataízes, Anchieta e Mimoso do Sul.