Polícia Militar flagra captações hídricas irregulares no Norte do Estado

989

Nesta segunda-feira (20), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) intensificou as fiscalizações nos rios da região Norte do Estado, e constatou captação irregular de água com utilização de bombas hidráulicas nos municípios de São Mateus e Jaguaré.

Em atendimento a denúncias para garantir o abastecimento hídrico no local, uma equipe do BPMA prosseguiu à zona rural de São Mateus, na localidade de Córrego do Chiado, onde foi identificada uma barragem no leito do córrego, possuindo área alagada de 5.000 m², com instalação de uma bomba de captação hídrica e um poço, ambos sem os devidos documentos licenciadores.

Já em Jaguaré, os policiais fiscalizaram propriedades rurais ao longo do Rio Barra Seca, córrego Devens e córrego Sucupira. Foram flagradas cinco bombas de água instaladas, a construção e perfuração de poços, danificando área considerada de preservação permanente.

Por se tratar de crime realizar obra potencialmente poluidora sem autorização do órgão competente, os proprietários assinaram termo circunstanciado e serão intimados pela Justiça.