Polícia Militar aprende várias gaiolas e pássaros silvestres em Mantenópolis

169

Nesta quinta-feira (25/06/2020), no município de Mantenópolis/ES, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com apoio da Patrulha Rural do 2ºPel/3ªCia/ 11ºBPM deflagraram uma das ramificações da Operação “Asas Livres” que ocorria simultaneamente em todo o território capixaba e tinha como objetivos coibir a caça, o tráfico e o encarceramento de animais silvestres.

Após denúncias anônimas os Policiais Militares localizaram dezenas de pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos em cativeiro e sem autorização ou licença dos órgãos ambientais. Entre as espécies apreendidas foram encontradas, trinca-ferro, maritaca, ararinha-maracanã, azulão, este que é oficialmente classificado como ameaçado de extinção, entre outros pássaros.

As aves foram entregues pelos policiais militares do BPMA ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS), localizado em Aracruz/ES, para posteriormente serem soltos na natureza. Enquanto as pessoas flagradas por manterem as aves silvestres em cativeiro responderão por crime ambiental.