Polícia desarticula esquema de clonagem de carros que roubava dados do sistema do Detran

150

Em uma investigação de mais de dez meses, a Policia Civil, por meio da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos, desarticulou uma quadrilha especializada em um esquema de adulteração de sinais identificadores, falsificação de documentos e reinserção de veículos clonados no Espírito Santo.

A quadrilha possuía acesso ao sistema Detrannet, identificando os dados de veículos similares aos carros roubados, substituindo os dados em documentos forjados, permitindo a reintrodução dos veículos no mercado. A polícia não descarta a possibilidade de que servidores públicos e empresas credenciadas no Detran tiveram participação no esquema.

Foram cumpridos 10 mandados judiciais de busca e apreensão, além da suspensão de atividades comerciais de despachantes e fabricantes de placas veiculares nos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari.

Durante o período de investigação, foi comprovado que a quadrilha atua prestando auxílio a outros grupos criminosos, que agem no roubo, dano, adulteração e receptação de veículos automotores.

A polícia acredita que o esquema potencializava o roubo de veículos a medida que diminui os riscos de carros roubados serem rapidamente identificados pelos sistemas de videomonitoramento da Grande Vitória.

Fonte: Folha Vitória