Parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde promove palestras de conscientização e prevenção ao suicídio

168

Em razão do “Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio”, a Prefeitura Municipal de Mantena por meio das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, vêm realizando palestras nas escolas do município, para as turmas do 9º ano. As palestras, ministradas por profissionais do CRAS, CREAS, NASF e CAPS complementam as ações projetadas para conscientizar a população sobre o intuito do Setembro Amarelo.

O evento tem ocorrido nas zonas urbana e rural e vem despertando interesse dos adolescentes. Temáticas como “automutilação” e “depressão” vem sendo abordados e emocionando os ouvintes, onde são prestados os primeiros atendimentos por assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais da assistência social e saúde.

No encerramento da campanha, que acontecerá na Feira de Artesanato e Gastronomia na Praça da Matriz, às 20:30 horas, e presenteará o aluno que elaborar a melhor frase com as palavras: suicídio; amor e vida, passando-se as frases por uma comissão avaliadora. O objetivo é para que estes alunos possam aprofundar sobre a prevenção ao suicídio.

A secretária de Assistência Social Ernanda Danusia, em consonância com o Secretário de Saúde Ocimar Rufino, considera de suma importância este trabalho intersetorial, no que tange as atribuições das duas políticas públicas: Assistência Social e Saúde Pública. Agradeceu também o apoio da Educação, que tem abraçado a causa.