Padaria e posto de gasolina abrem durante lockdown e são advertidos em Barra de São Francisco

991

No primeiro dia de lockdown em Barra de São Francisco no Norte do Estado, alguns estabelecimentos, como postos de combustíveis e padarias, abriram para o atendimento ao público, mas foram advertidos pela fiscalização e encerraram as atividades. As informações são do secretário de Saúde e vice-prefeito do município, Gustavo Lacerda.

De acordo com ele, os postos de combustíveis na cidade só podem atender a viaturas e ambulâncias, sendo vedado o atendimento do público.

O lockdown começou nesta quarta-feira (24) e tem duração de cinco dias. Nesse período, até mesmo, os supermercados não podem abrir as portas para receber clientes e o atendimento deve ser feito apenas por delivery.

“No início do dia algumas pessoas não estavam cumprindo o decerto, mas a fiscalização com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária foram até esses locais e agora estão cumprindo”, disse Lacerda.

A medida extrema para reduzir a circulação de pessoas nas ruas da cidade foi tomada após o hospital não ter mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria para pacientes com Covid-19 – a unidade serve de referência na região e recebe ainda pacientes de municípios vizinhos, como Água Doce do Norte, onde também foi decretado lockdown.

“Temos um hospital estadual com uma UTI com 10 leitos e todos eles ocupado com pacientes de Covid e 18 leitos de enfermeira e 24 pacientes no pronto socorro aguardando por leitos. De ontem (23) para hoje (24), conseguimos 10 transferências para hospital da rede estadual, tinha mais de 30 pacientes de enfermaria e ainda tem 8 requisições de pacientes para UTI”, revelou o secretário.

Barra de São Francisco é apontada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como um dos primeiros locais onde a variante inglesa B.1.1.7 do coronavírus foi identificada no Espírito Santo.

Lacerda informou que as equipes de saúde da cidade tentam identificar cerca de 20 pacientes ativos diagnosticados com essa variante.

“Conseguimos localizar hoje 14 pacientes e marcamos o teste para familiares e contatos desses pacientes para quinta (25) e sexta (26)”, informou ele.

De acordo com os dados do Painel Covid-19, da Sesa, Barra de São Francisco tem, até a noite desta quarta, 2.875 casos confirmados de infecção pelo coronavírus e 89 mortes. Já a quantidade de pacientes curados é de 2.429.