Otimize seus resultados: atividade física requer cuidados com a alimentação

614

7890Os princípios envolvidos em nutrição e desempenho humano também conhecidos como nutrição esportiva, estão fundamentados nos princípios gerais da nutrição e na ciência do Fitness com ênfase especial na otimização do desempenho humano. A nutrição ideal é uma parte essencial de todo programa de treinamento dos atletas e é essencial para compreender a correta aplicação da nutrição no atletismo.

Claro, é sempre necessário que se consulte um profissional especializado. As principais áreas de preocupação são: 1) consumo de calorias suficientes para melhorar o desempenho; 2) equilibrar o consumo correto de macro nutriente antes, durante e após o exercício, e 3) hidratação adequada. Existem outras preocupações para certos grupos populacionais como os vegetarianos ou os atletas vegan – particularmente aqueles que competem em esportes que se concentram no peso ou no fisiculturismo, como a patinação artística e a ginástica.

A nutrição antes, durante e após o exercício tem efeitos significativos sobre o desempenho humano. Uma refeição pré-evento impede o atleta de sentir fome antes e durante o evento e mantém os melhores níveis de glicose no sangue para músculos em atividade. A ingestão de carboidratos imediatamente antes do exercício pode ajudar a restaurar as reservas subaproveitadas de glicogênio do fígado que poderia acontecer, por exemplo, após uma noite de jejum.

Dando lugar a preferências e hábitos pessoais, a refeição pré-evento deve ser elevada em carboidratos, ter baixo teor de gordura e fibras e ser de fácil digestão. A hidratação e a nutrição durante um evento têm revolucionado o desempenho humano. Durante o exercício, os atletas devem consumir de 30 a 60 gramas de carboidratos a cada hora (120 a 240 calorias de carboidratos por hora). Uma vez que ambos, carboidratos e líquidos são necessários durante os eventos, as bebidas esportivas podem fornecer adequadamente carboidratos e fluidos por bastante tempo.

Os alimentos típicos, que são usados durante eventos longos, incluem bebidas esportivas, géis de carboidratos, barras energéticas e bananas. Durante a atividade vigorosa, o calor que é produzido é dissipado através do processo de transpiração. No entanto, em longo prazo, a sudorese extensa pode representar um desafio significativo para os atletas em relação ao equilíbrio hidroeletrolítico.

Sem um gerenciamento eficaz, os atletas se cansarão prematuramente e, conforme avança a desidratação, o resultado poderá ser exaustão pelo calor, cãibras e insolação. Finalmente, a recuperação da atividade intensa requer nutrientes que irão repor as reservas de glicogênio muscular, água corporal, eletrólitos e estoques de triglicerídeos no músculo esquelético.

Durante o período de recuperação, a nutrição adequada é essencial para um restabelecimento rápido e eficaz e para um ótimo desempenho no próximo evento ou treino. Em longo prazo, os atletas devem estar atentos à nutrição e ao condicionamento geral, enquanto que, durante um evento, uma hidratação adequada e eletrólitos tornaram-se essenciais para a manutenção de um ótimo desempenho.

Fonte: Herbalife Nutrition Institute