Oposição pode compor chapa única para enfrentar candidato de Homero Mafra

550

02A seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil definiu o calendário das eleições de 2015. O pleito será no dia 19 de novembro. O prazo final para registro das chapas está programado para o dia 20 de outubro e o prazo para transferência de domicílio eleitoral termina no dia 1 de outubro.

Se a agenda eleitoral já está fechada, as composições ainda estão indefinidas. Por enquanto, três nomes se movimentam para a disputa: Luciano Machado, Santuzza da Costa Pereira e José Carlos Rizk Filho.

Há um grupo gravitando em torno do advogado André Moreira, derrotado por Mafra na última eleição, que já manifestou apoio a Santuzza. A advogada também conta com o apoio de dois ex-presidentes da Ordem: Agessandro da Costa Pereira, pai da pré-candidata, e Antonio Genelhu

O grupo puxado por Moreira trabalha para aproximar a procuradora do Estado do pré-candidato José Carlos Rizk Filho. O filho do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, José Carlos Rizk, tem o apoio do Sindicato dos Advogados do Estado.

Para os observadores, uma possível composição entre Santuzza e Rizk aumenta consideravelmente as chances de a oposição derrotar Luciano Machado. O candidato de Homero Mafra, por sua vez, aposta no fortalecimento da imagem da Ordem e fortalecimento das conquistas do seu cabo eleitoral.

Nos bastidores, porém, há correntes que questionam se Mafra teria força para fazer seu sucessor. Muitos advogados questionam sua gestão e se queixam que ele não cumpriu boa parte das promessas de campanha.

A corrente contrária a Mafra acredita que o retrospecto negativo da atual gestão aliado a um quadro forte que está se formando em torno dos candidatos de oposição tornam a oportunidade única para virar jogo.

Os observadores, porém, alertam que o cenário com Luciano Machado e dois candidatos de oposição pulverizaria os votos, favorecendo o candidato da situação, já que na eleição da Ordem não é preciso ter maioria mais um voto e nem tampouco há segundo turno. Por esse motivo, há uma corrente que aposta na composição entre Rizk e Santuzza como uma estratégia imprescindível para vencer Machado.

Calendário

A Comissão Eleitoral, que será presidida pelo advogado Segundo Luis Meneguelli, já foi constituída pela Diretoria da Seccional por meio da Resolução 001/2015. O Edital de Abertura das eleições será publicado no dia 2 de outubro.

As eleições serão em urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que fará o devido treinamento dos mesários.

Fonte: seculodiario