Oito prefeitos nesta terça-feira (28/04) na Comissão do Granito e Rochas Ornamentais

1714

granitoOito prefeitos da região Noroeste do Estado, a maior produtora do mundo de granitos e rochas ornamentais, foram convocados para comparecer na sessão da Comissão Especial do Granito e Rochas Ornamentais, presidida pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), nesta terça-feira (28/04), às 11 horas, no Plenário Judith Leão.

Foram convocados os prefeitos de Águia Branca, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia, São Domingos do Norte e Vila Pavão, depois que a Comissão ouviu dos empresários do setor os relatos sobre dificuldades que enfrentam junto à burocracia do Departamento Nacional de Produção Mineral.

De acordo com o presidente da Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais do Espírito Santo (ANPO), Domingos Sávio Otoviani, e o diretor executivo da entidade, Mário Imbroisi, mais de 900 processos tramitam no DNPM, sendo a metade relativa a relatório final de pesquisa, outros 300 de concessão de lavra, com e sem secção, alguns com até 10 anos de tramitação, sem resposta conclusiva.

De acordo com a associação, o segmento gera, hoje, 21 mil empregos diretos (norte e noroeste), sendo responsável por movimentar grande parcela da economia local, além de impactar no PIB do Estado do Espírito Santo. O Espírito Santo é responsável por 60% da produção nacional e 80% das exportações brasileiras no segmento, movimentando mais de R$ 1 bilhão por ano.

Criada pela Resolução nº 3.934/2015, a comissão terá 120 dias para debater políticas de incentivo e desenvolvimento para o setor de granito e rochas ornamentais do Estado. É presidida pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), tendo no deputado Freitas (PSB) seu vice-presidente e no deputado Josias Da Vitória (PDT) seu relator.