Novo secretário de Agricultura recebe a missão de reativar hortão municipal

585

Arilson Profiro, técnico agrícola, foi o responsável pelo hortão na administrador anterior de Enivaldo e volta à pasta para reativar o projeto de apoio alimentar à população

Arildo deixa a direção do Detran com a missão de incrementar a Secretaria Municipal de Agricultura

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) anunciou nesta manhã, poucos antes de sua posse, o nome do novo secretário de Agrilcutura: Arilson Fábio Profiro, 50 anos, técnico agrícola formado na Escola Agrotécnica Federal de Colatina e bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Mantena. Como missão prioritária, Arilson deverá reativar um dos projetos sociais mais importantes da gestão anterior de Enivaldo: o hortão municipal.

Arilson é filiado ao Republicanos do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Gustavo Lacerda, mas sua escolha baseou-se também em critério técnico. Arilson foi o responsável pelo hortão municipal nos dois últimos anos da gestão anterior de Enivaldo (1991-92) e nos dois primeiros anos do sucesso, José Lauer (1993-94). “Era um projeto muito bonito, que marcou a vida das pessoas porque fornecia verduras para as escolas e as pessoas carentes”, disse Arilson.

Apesar desse histórico, Arilson Profiro disse que recebeu com surpresa o convite: “Logo depois da eleição, o Enivaldo me mandou uma mensagem perguntando se eu aceitava trabalhar na administração. Eu disse que sim e ele completou que era como secretário. Mas depois não falamos mais nisso. Ele me chamou na véspera da posse para comunicar a escolha. Missão dada, missão cumprida. Vamos contribuir para dinamizar a pasta”.

Arilson disse que ainda não entrou em detalhes com o prefeito sobre as prioridades da pasta, o que deverá fazer ainda nesta sexta-feira (1º), mas, baseado no que foi conversado anteriormente, já sabe que Enivaldo quer trabalhar muito próximo às associações de produtores e renovar a agricultura municipal, com maior consciência ambiental e a utilização de mais técnica nos diversos cultivos.

Para assumir a Secretaria de Agricultura, Arilson vai deixar a chefia da Ciretran de Barra de São Francisco, onde está desde meados de 2017. Casado, Arilson é pai de dois filhos: um é formado em Engenharia Mecânica pela Faesa e o outro está concluindo Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

SECRETARIADO

– Elcimar de Souza Alves, na Administração;

– Israele Cândido, na Cultura;

– Marianne Cavalcante, em Obras;

– Capitão PM Valmer Francisco Simões, para Defesa Social e Guarda Municipal;

– Isaque Antonio da Silva, de Serviços e Limpeza Pública;

– Guilherme Silva Fernandes, no Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos.

– Shirley Teixeira Ribeiro, da Mulher, Habitação e Assistência.

– Clemilda Satil, da Fazenda, Patrimônio e Controle.

– Lislei Moreira Batista Medeiros, do Meio Ambiente.

– Rodrigo Falcão Nogueira, do Interior e Transportes

– Arilson Fábio Profiro, da Agricultura

– Comunicação – a indicar

– Educação – a indicar de uma lista tríplice que sairá de uma eleição direta do setor