Novo presidente da Assoleste será eleito nesta terça-feira (10) em Mantena

702

A Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) realiza nesta terça-feira (10), a partir das 14h30, a posse da nova diretoria para o ano de 2017. O novo presidente da entidade e demais membros do conselho diretor e fiscal serão eleitos na parte da manhã, em assembleia extraordinária com a presença apenas dos prefeitos associados.

O mandato de presidente da Assoleste é de um ano. O ex-prefeito de Nova Belém, Valdeci Dornelas, é o atual presidente e vai entregar o cargo para o representante de um dos seguintes municípios associados à Assoleste: Central de Minas, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Goiabeira, Itabirinha, Jampruca, Mantena, Mendes Pimentel, Nova Belém, Nova Módica, São Félix de Minas, São João do Manteninha, São José do Divino, São Geraldo do Baixio, Tumiritinga.

Entidade dará posse a 18º presidente

A Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) foi fundada em janeiro de 2001 e já ocuparam o cargo de presidente 17 prefeitos de cidades associadas. A entidade tem sede própria no município de Mantena e recentemente passou a contar com um escritório de apoio no centro de Governador Valadares.

A Assoleste defende o interesse dos municípios e seu fortalecimento administrativo, econômico e social, fazendo a intermediação entre os governos estadual e federal.

Também presta assessoramento e execução de planos, programas e projetos, promove e incentiva o bem-estar econômico e social da região e o estabelecimento da cooperação intermunicipal e intergovernamental.

 Assoleste lança Programa de Miniusinas

Após a posse do novo presidente da Assoleste para o período de janeiro a dezembro/2017, será lançado o Programa de Desenvolvimento Regional de Miniusinas de Beneficiamento de Leite, uma proposta da entidade para atender aos pequenos produtores dos municípios associados, já discutida durante o 1º Congresso Assoleste de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Vale do Rio Doce, realizado no último dia 17.

Os recursos para a instalação das quatro primeiras miniusinas, no valor de aproximadamente R$ 700 mil, estão garantidos, segundo o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), por meio de emenda parlamentar de sua autoria destinada ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

O deputado informou que o custo de implantação de uma usina de leite é de aproximadamente R$ 150 mil e que os valores já podem ser liberados pelo Idene. “Nosso compromisso é destinar recursos para viabilizar a implantação de até seis usinas por ano”, garantiu Monteiro.

A secretária-Executiva da associação, Elidamárcia Lana, explicou que a ideia inicial é contemplar os municípios da Assoleste, que estão inseridos nas microrregionais de Mantena e de Governador Valadares. “A proposta é os prefeitos escolherem duas cidades, uma de cada microrregional, que vão receber duas miniusinas de leite, cada uma”.

Calendário de atividades e entronização de foto

Ainda na parte da tarde, a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) repassa aos prefeitos eleitos e reeleitos o calendário de atividades para o ano de 2017.  São ações elaboradas pela Secretaria Executiva da entidade, como treinamentos, capacitações e encontros voltados para servidores e agentes políticos dos municípios associados.

Em seguida, o presidente eleito da Assoleste dá início à solenidade de entronização da foto do ex-presidente e ex-prefeito de Nova Belém, Valdeci Dornelas, na galeria de ex-presidentes, encerrando as atividades da reunião extraordinária.